Sejus sedia curso de mediação e justiça restaurativa para público interno

8 de fevereiro de 2018 - 10:28 # # # #

Ascom Sejus

A possibilidade de conciliação por meio do diálogo e da negociação, construindo acordos, é uma alternativa possível. Com a finalidade de expandir e debater esse tema dentro do sistema penitenciário, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), a partir do dia 9 de fevereiro, de 8h as 16h30, vai sediar o curso ‘Mediação e Justiça Restaurativa’. A formação acontece toda sexta-feira, até o dia 23 de março, e é uma ação do Pacto por um Ceará Pacífico, do Governo do Ceará.

O curso é voltado para profissionais da Sejus da área de direito, saúde, serviço social, e também para agentes penitenciários e administradores de unidades prisionais. Os 25 integrantes que preencherão as vagas serão responsáveis, posteriormente, pela disseminação das idéias de mediação e justiça restaurativa no sistema.

Para Lúcia Bertini, assessora de Cidadania da Sejus, além de propagar a idéia, o curso é um momento para rever princípios e paradigmas nos quais estamos inseridos. “É preciso ampliar nossas referências e incidir mais fortemente na construção de uma cultura de paz e na superação da justiça tradicional”, diz a assessora.

O curso tem duração de 80 horas e será ministrado pela instrutora Cristiane Carvalho Holanda, doutoranda em Educação pela UFC e coordenadora de mediação, justiça restaurativa e cultura de paz da Vice-Governadoria do Estado do Ceará.