Secretaria da Saúde orienta sobre uso de camisinha no Carnaval

8 de fevereiro de 2018 - 10:22 # # #

Cristiane Bonfim - Ascom/Sesa - (85) 3101.5220

Com foco no período do carnaval, que acontece de 10 a 13 de fevereiro, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu 1,2 milhão de camisinhas e 47,2 mil géis lubrificantes do Ministério da Saúde. Os 183 municípios receberão as camisinhas e os géis lubrificantes através das CRES, com exceção de Fortaleza, que recebe diretamente sua cota de preservativos. Cada cota é previamente estabelecida pelo Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos (Nuprev/Sesa), levando em consideração o fluxo de turistas e foliões no período carnavalesco.

Até 9 de fevereiro, a Sesa promoverá diferentes ações para conscientização e mobilização de prevenção ao HIV/Aids, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis (IST). Na programação, testagem rápida no Shopping Benfica, nos dias 8 e 9, das 10h às 14h. Os testes são feitos a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo. Os exames, colocados em um dispositivo de testagem, dão o resultado minutos depois. Dependendo do diagnóstico, os encaminhamentos para os serviços de atendimento em doenças sexualmente transmissíveis já são feitos na hora.

As infecções sexualmente transmissíveis são consideradas como um dos problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Em ambos os sexos, tornam o organismo mais vulnerável a outras doenças, inclusive a Aids, além de terem relação com a mortalidade materna e infantil. Em 2017, foram confirmados 1.182 casos de infecção por HIV, 655 casos de Aids e 142 óbitos no Ceará. Em relação às hepatites virais, no mesmo ano, 153 casos de hepatite B e 162 de hepatite C foram confirmados no estado.

Mais informações: (85) 3219-5539.