Hemoce coletou 32% a mais de bolsas de sangue no carnaval de 2018

16 de fevereiro de 2018 - 15:14 # # #

Natássya Cybelly - asscom@hemoce.ce.gov.br / (85) 3101.2308


561 bolsas de sangue foram coletadas no período de folia. Em 2017, haviam sido 425

 

Nesse carnaval a população cearense também lembrou de ajudar o próximo e fez com que o volume de doações de sangue crescesse 32%. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, recebeu 561 doações de sangue entre os dias 10 e 13 de fevereiro, período carnavalesco. No ano de 2017, haviam sido 425 bolsas de sangue coletadas no período.

Só no evento religioso Renascer em Fortaleza e no interior foram 368 doações (65,59% do total) em 2018. Nos três dias do retiro espiritual, que aconteceu no Ginásio Paulo Sarasate, 297 pessoas doaram sangue e 15 voluntários se cadastraram para doação de medula óssea. A coleta externa foi realizada também no Renascer nos municípios de Juazeiro do Norte e Quixadá. Na região do Cariri, foram recebidas 53 bolsas de sangue nos dias 11 e 12 de fevereiro. Em Quixadá, as doações aconteceram na terça-feira de carnaval e 18 pessoas doaram sangue.

No Renascer, o número foi maior do que o ano anterior, quando foram coletadas 223 bolsas de sangue no mesmo período. “A cada dia as pessoas estão mais conscientes do gesto nobre de doar e a participação do Hemoce no Renascer fortalece a manutenção do estoque em períodos que necessitam de uma demanda maior, como o carnaval. Então a gente fica muito feliz e grato por essa parceria de sucesso”, disse Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce. A parceria do Hemoce com a Comunidade Católica Shalom acontece há 16 anos.

Com o Posto de Coleta do Hemoce no IJF funcionando todos os dias do feriadão, a população teve no centro de Fortaleza mais uma opção de local para doar. Desde o sábado (10) até a terça-feira de carnaval (12), o posto recebeu 35 doadores de sangue. “A gente agradece a população porque é com a ajuda da sociedade que nós conseguimos garantir o atendimento aos pacientes que necessitam de transfusão de sangue. Nós tivemos um estoque satisfatório para as demandas do feriado prolongado graças à solidariedade da população que doou antes e durante o carnaval”, disse Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce.

Todos os dias o Hemoce fornece sangue e hemocomponentes para hospitais, clínicas e policlínicas do Ceará. O Hemoce é responsável pelo atendimento transfusional de mais de 450 unidades de saúde do Estado. As doações podem ser realizadas em Fortaleza e nos hemocentros nas cidades de Quixadá, Iguatu, Sobral, Crato e Juazeiro do Norte. Cada bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas diferentes já que o sangue, após doado, é dividido em diferentes componentes como: hemácias, plaquetas, plasma e outros.

Para ser um doador de sangue

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Atenção: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).