Porto Iracema das Artes anuncia 2.400 vagas para cursos básicos em 2018

16 de fevereiro de 2018 - 11:00 # # #

Raphaelle Batista - Assessora
Joyce S. Vidal -Fotógrafa

A primeira oferta do ano totaliza 95 vagas para cursos de teatro e artes visuais. Inscrições seguem até 19 de fevereiro

Em 2018, o Porto Iracema das Artes completa 5 anos com oferta de 2.400 vagas para formação em diversas linguagens artísticas. E, para marcar o período letivo, a escola escolheu as “Poéticas do Feminino” como temática norteadora de seus processos formativos. O eixo conceitual contribuirá para a reflexão em trabalhos e ações dos Cursos Básicos, além de servir de mote para debates e eventos diversos na escola de formação e criação do Ceará.

“A importância desse debate é inquestionável, na medida em que surge num momento em que o pensamento parecia esvaziado para enfrentar os desafios do cenário da vida contemporânea. Não cabem mais questões relacionadas ao feminismo da igualdade porque ele aprisionou o ser feminino numa categoria de gênero e na simples lógica da integração ao mundo do capital”, explica Bete Jaguaribe, diretora da escola. “O que nos interessa é debater e dar visibilidade às violências físicas e simbólicas cometidas contra os grupos que tensionam a heteronormatividade machista, branca e elitista. Um debate que se relaciona diretamente com a luta geral pela democracia”, emenda.

A escolha de um tema norteador para as ações da escola acontece desde 2016 e surgiu a partir da observação de questões que emergiram no ano anterior. A ideia é aprofundar essas reflexões no período letivo seguinte. Em 2016, as “Narrativas” tiveram destaque e, em 2017, foi a vez das “Utopias”.

“Essa ideia do feminino (e não do feminismo tradicional) emergiu com muita intensidade nos processos de formação da escola em 2017, assim como ocorreu em todo o mundo. Denúncias de assédios de todas as ordens, num ambiente de crise econômica, impactaram o campo da política e das artes”, enfatiza Bete Jaguaribe. Para ela, o Porto Iracema das Artes “construirá um ambiente oportuno para abrigar estes debates” que interessam também na perspectiva das rotinas domésticas e profissionais da vida comum.

Toda a programação formativa e de eventos da escola será perpassada pelas “Poéticas do Feminino”. No entanto, vale lembrar que os Laboratórios de Criação, que têm como objetivo desenvolver projetos autorais, não são construídos com ênfase neste tema.

Para dar o tom dessas poéticas, a escola convidou a artista visual Raisa Christina para assinar as ilustrações da identidade visual que será adotada ao longo do ano. A cearense pintou um painel do Porto durante o último Festival Concreto.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Nesta primeira oferta de vagas, o Porto abre as inscrições para o Programa de Formação Básica nas áreas de Artes Cênicas e Artes Visuais com 95 vagas. A inscrição para o processo seletivo pode ser realizada gratuitamente, no site da escola, entre os dias 09 e 19 de fevereiro. Para participar, os interessados devem ter no mínimo 16 anos e ensino fundamental completo. Cada percurso terá duas etapas de seleção. Os cursos serão realizados de março a julho de 2018.

Nos Cursos Básicos de Artes Cênicas, a novidade deste ano é o percurso “Teatro Épico”, que será ministrado por integrantes do Teatro Máquina. A formação, com 25 vagas, propõe uma imersão na teoria e na prática do teatro épico, abordando desde o trabalho de pesquisa de Beltolt Brecht até seus desdobramentos em autores como Friedrich Dürrenmatt e Max Frish. O curso aborda a dramaturgia e a experimentação / encenação na forma épica.

Também com 25 vagas, outro percurso que será ofertado é o de “Práticas do Ator”. Composto dos módulos “Poética Corporal” e “Poética Vocal”, propõe ao aluno uma experiência de iniciação do fazer teatral tendo como foco a preparação do ator para a cena. A formação será ministrada por Jéssica Teixeira e Joyce Custódio, respectivamente.

Já nos Cursos Básicos de Artes Visuais, a oferta é para os percursos de Artes Gráficas e Fotografia Digital. Com ênfase no desenho, na pintura e na experimentação da imagem fotográfica e suas possibilidades na criação artística, as duas formações terão quatro módulos cada e serão facilitados pelas artistas Simone Barreto, Juliana Rabelo, Thaís Mesquita e Clara Capelo.

O percurso de Artes Gráficas, com quatro módulos, tem como objetivo trabalhar o desenho como meio de representação gráfica de imagens, bem como a expressão de ideias e sentimentos, por meio do desenho/pintura à mão ou digital. Serão trabalhadas as noções básicas de criação e finalização de arquivos gráficos, por meio de traços (brushes), texturas, pinceladas, e de composição por meio de enquadramento e aplicação do desenho vetorial ou imagem.

Fotografia Digital, também com quatro módulos, envolve introdução à fotografia, a fotografia como linguagem por meio da leitura de obras de artistas contemporâneos, a edição e o tratamento de imagens. Os alunos terão contato com as técnicas de imagens com câmera fotográfica digital, com os processos de edição das fotografias, assim como manipulação de imagens como operação discursiva e criação artística.

Leia aqui os detalhes sobre cada percurso.

NOVO SISTEMA DE INSCRIÇÕES

Para aprimorar o processo de inscrições no Porto Iracema das Artes, um novo sistema começa a ser utilizado no site da escola. Agora, para se inscrever, o aluno precisa fazer um cadastro na plataforma do Porto, disponível na aba inscrições, criar um login e uma senha de acesso. Após esse processo, ele poderá escolher até duas opções de percurso em que deseje participar, indicando a 1ª e a 2ª opções entre suas preferências. Além de otimizar a seleção, com o novo sistema o aluno poderá acompanhar toda a sua trajetória formativa na escola.

Os critérios de seleção para os Cursos Básicos continuam os mesmos. Acesse aqui para saber como funciona.

SERVIÇO:

O quê: Inscrições para os Cursos Básicos de Artes Visuais e Artes Cênicas 2018
Quando: 09 a 19 de fevereiro no site: http://www.portoiracemadasartes.org.br/inscricoes/
Onde: Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)