I Seminário Regional de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais prossegue em Itapipoca

21 de fevereiro de 2018 - 16:32 # # #

Assessoria de Comunicação da Sema - (85) 3101.1235
comunicacao@sema.ce.gov.br

A Câmara Municipal de Itapipoca sediou, nesta quarta-feira (20), os trabalhos do I Seminário Regional de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais (GEAC) 2018. O evento contou com a participação do vice-prefeito de Itapipoca, Edísio Pacheco, do presidente do Legislativo local, Gustavo Barroso Bezerra, além de mais de uma dezena de secretários municipais.

O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, em sua intervenção, manteve o foco em resíduos sólidos, destacando o papel dos municípios na educação ambiental. “A educação ambiental é o mais importante. Se não mudarmos o nosso comportamento, nada vai acontecer. Precisamos fazer um trabalho forte nos municípios para tratar a questão dos resíduos”, explicou.

Bruno ainda reforçou a necessidade de criação dos fundos municipais de meio ambiente, para fortalecer o sistema municipal. “A Sema está acompanhando o processo de instalação de fundos em 103 municípios”, informou. O secretário lembrou ainda da Festa Anual das Árvores, que ocorrerá entre os dias 18 e 25 de março, com atividades em todo o Estado, que terá a carnaúba como símbolo. “Vamos incentivar o florestamento e reflorestamento e revitalizar os viveiros de mudas e criar novos equipamentos”, anunciou.

As reuniões do GEAC têm caráter tripartite, com realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). Conta com o apoio do Ministério Público (MP) e da Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace).

O GEAC contribui para o fortalecimento da gestão ambiental nos municípios cearenses. Estabelece elementos norteadores e promotores da boa gestão das políticas voltadas ao meio ambiente, no Estado do Ceará. Através das palestras, painéis e oficinas, os gestores dos governos locais ficarão mais informados e capacitados para alcançar resultados cada vez mais positivos, em cada projeto ou programa de abrangência estadual.