Hospital César Cals sedia exame nacional para endoscopistas

23 de fevereiro de 2018 - 17:31 # # #

Wescley Jorge - Assessoria de Comunicação do HGCC
ascom@hgcc.ce.gov.br
85 3101.5323

Pela quarta vez, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará, é escolhido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) para a realização da prova prática para o título de especialista em endoscopia, nesta sexta-feira, 23. Somente três hospitais no Brasil foram escolhidos para sediar essa etapa final da especialização. Além do Hospital César Cals, no Ceará, foram selecionados o Hospital das Clínicas de Universidade de São Paulo e o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Ao todo, 13 candidatos das regiões Norte e Nordeste e ainda do Espírito Santo participam da avaliação.

“A realização da prova no Hospital César Cals mostra o nível de organização do serviço que temos aqui, a integração da equipe médica e de enfermagem, a resolutividade, bem como o reconhecimento nacional do serviço e da instituição”, diz Ricardo Rangel, médico do HGCC e integrante da Comissão de Avaliação da SOBED. Para o diretor médico, Léo Pires Cortez, já é de conhecimento público a importância do serviço de endoscopia do HGCC para a população do estado do Ceará, tanto do ponto de vista diagnóstico como terapêutico. “O fato de nosso centro ser escolhido mais uma vez para atender ao requisito de prova prática do título de especialista em endoscopia confirma a excelência do serviço, considerando ainda o pioneirismo do HGCC como hospital de ensino. A gente consegue elevar ainda mais o nível de excelência tanto na parte assistencial como na parte de ensino”, enfatiza.

O processo seletivo reúne os candidatos inscritos e que concluíram a residência ou o treinamento, que pode ser nos Centros de Treinamentos da Sociedade Brasileira do Aparelho Digestivo ou em serviços de hospitais de ensino existentes. A prova prática realizada no HGCC é a segunda parte do critério utilizado para avaliação dos candidatos para o título de especialista em endoscopia no país. A primeira etapa, que é teórica, foi realizada em Brasília, no mês de novembro. Os candidatos aprovados foram selecionados para a etapa de Fortaleza.

“Nesta etapa, o candidato é avaliado em todos os critérios que envolvem o exame, desde o cuidado com o paciente, antes do procedimento, da realização do procedimento em si, do reconhecimento das alterações que têm durante o exame e depois o cuidado com paciente após o procedimento. Além disso, consta ainda de uma análise do currículo dos candidatos que também entra na pontuação e de uma entrevista que a gente vai questionar e discutir, com o candidato, sobre o exame realizado. A gente verifica o exame, se existe alguma dúvida, quais são as dúvidas, se tudo o que ele fez está correto ou não”, explica o médico Paulo Bittencourt, presidente da Comissão de Título de Especialista da SOBED.

O concurso é realizado em parceria com Associação Médica Brasileira, responsável pelo lançamento do edital. A parte teórica acontece duas vezes por ano, durante os dois maiores congressos nacionais, em maio e em dezembro, e logo em seguida é a vez da prática. Só os aprovados na primeira fase é que são direcionados para a fase prática. Esse ano, já foram realizadas duas provas práticas em São Paulo, na quarta-feira, 21, e na quinta-feira, 22, com o total de 46 candidatos. Depois de Fortaleza, com 13 candidatos, será a vez de Belo Horizonte, na sexta-feira, 2 de março, com 17 candidatos.

“A gente procura direcionar os candidatos para a sua região. Aqui nós temos candidatos do Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Pará, Alagoas. Então concentramos os candidatos do Norte e do Nordeste em Fortaleza. A gente escolhe um centro que tenha capacidade para realizar essa prova. Aqui é um hospital onde a gente já realiza há alguns anos, porque consideramos que é um hospital de excelência que está nos moldes que pode proporcionar segurança para o paciente, conforto e tranquilidade para o candidato”, enfatiza Paulo Bittencourt.

O chefe do serviço de endoscopia do HGCC, Francisco Paulo Prado Ponte Júnior, reconhece que a realização da prova é uma maneira de destacar o trabalho praticado num hospital público do Ceará, pelo Sistema Único de Saúde, além de permitir que o usuário saiba dessa importância. “O Hospital César Cals é escolhido entre vários serviços do Brasil todo para concentrar a prova de obtenção do título de especialista em endoscopia digestiva. Isso é uma ação que nos valoriza ao sinalizar que oferecemos um serviço completo, avançado, que possui condições técnicas para fazer os exames com qualidade e eficiência”, declara Prado.

O serviço de endoscopia do Hospital César Cals está estruturado em atendimento ambulatorial e hospitalar com a realização de exames como endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia endoscópica, retossigmoidoscopia, colangiopacreatografia retrógada por endoscopia (CPRE), procedimento de miotomia endoscópica peroral (POEM). Em 2017, foram realizados, ao todo, 5.783 exames endoscópicos.