Arce realiza seminário sobre custos dos serviços de transporte público

7 de março de 2018 - 10:47 # # #

Angélica Martins - Assessoria de Imprensa da Arce

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realizará na próxima quinta-feira (8) seminário com o tema “A Planilha ANTP: Custos dos Serviços de Transporte Público – Novo Método de Cálculo”. O evento, que acontecerá a partir das 08h30, no auditório da Agência Cearense, tem como objetivo atualizar os profissionais que tratam de questões relativas a tarifas e custos dos serviços de transporte público de passageiros, em decorrência da proposta de revisão dos procedimentos metodológicos da planilha “Geipot”, em uso no Brasil desde 1970.

Será uma oportunidade dos profissionais debaterem os principais conceitos e analisarem de forma mais pragmática a aplicabilidade do que está sendo sugerido na proposta de revisão. A citada proposta foi publicada, no ano passado, pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em parceria com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). A revisão procura trazer maior transparência ao processo de cálculo de custo real do sistema de transportes e detalha os principais componentes do custo associado à prestação de serviços. A planilha Geipot foi criada em 1983 e não recebe atualizações desde 1996. Pela falta de outro instrumento, o documento é utilizado até hoje.

O encontro terá como palestrante o consultor da Concremat Engenharia e Tecnologia S/A, Fernando Leme Fleury. Além de ter participado como colaborador técnico no desenvolvimento da planilha da ANTP, ele também é sócio diretor das empresas Almeida & Fleury Project Finance and Business Development e Almeida & Fleury North America Infrastructure que atuam com desenvolvimento e financiamento de projetos em infraestrutura com ênfase em transporte público de passageiros, rodovias e ferrovias com sede no Brasil, Canadá e África do Sul.

Serviço

Sede da Arce: Avenida Gereral Afondo Albuquerque Lima, S/N, Edifício Arce.

Local do Workshop: auditório.

Confirmação de presença pode ser feita até o dia 07/03/2018. Outros esclarecimentos nos telefones: (85) 3194.5606/5605