Porto Iracema das Artes realiza programação com jam session, sessão de desenho e aulas sobre o feminino no teatro e nas artes visuais

7 de março de 2018 - 11:07 # # # # # #

Raphaelle Batista - Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes

O conceito norteador das formações da escola este ano é “Poéticas do Feminino” e, durante o mês de março, haverá oficinas e eventos dedicados às discussões sobre o tema

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, a escola Porto Iracema das Artes reforça sua programação durante todo este mês, com direito à jam session, além de aulas abertas e oficinas em torno de temas sobre o feminino. As atividades destacam a discussão trazida pelo conceito norteador das ações formativas da escola para o ano letivo de 2018, que é “Poéticas do Feminino”.

“As questões relacionadas com a mulher são agenda permanente no Porto Iracema, independentemente do mês do ano. Entretanto, em 2018, resolvemos pensar estas questões de forma mais orgânica, considerando as urgências que se evidenciaram com mais força em 2017. O aumento de casos de violência e assédio de todas as ordens impõe reflexões mais complexas sobre a situação”, observa a diretora da escola, Bete Jaguaribe. “Entendemos que as mulheres são alvos de inúmeras agressões e constroem poéticas próprias para a resistência. É sobre isso que queremos falar e pensar, para construirmos lugares de encontro e de luta”.

Marujada musical

No dia 08 de março, próxima quinta-feira, a música comanda a programação a partir das 17h, no pátio do Porto, onde acontecerá a edição especial da “Marujada”. A segunda edição da jam session, que tem a finalidade de criar um palco voltado para apresentações de trabalhos autorais e releituras, é aberta aos artistas da cidade, mas nesta data vai destacar a participação de mulheres cantoras e instrumentistas ou residentes de Fortaleza.

Para a cantora e coordenadora do Laboratório de Música do Porto Iracema, Mona Gadelha, a “Marujada” é um espaço importante para frisar ainda mais esse movimento do protagonismo feminino. “É interessante observar o quanto as mulheres têm se destacado na música, como foi visto no ano passado por todo o País, quando o protagonismo feminino e a visibilidade das artistas deram um grande salto, alcançando a mídia. Em Fortaleza não é diferente, vejo mulheres talentosas em todos os estilos, como instrumentistas, cantoras compositoras, produtoras”, afirma Mona. Por isso, é importante criar ações e espaços para impulsionar esse movimento, que segue uma grande onda mundial, não só do ponto de vista estético, mas político-social”, ela acrescenta.

A jam session funcionará como na primeira edição, realizada em fevereiro, em que os artistas interessados devem se inscrever numa lista com a ordem das apresentações na chegada ao Porto. Cada artista poderá apresentar duas músicas, para que todos os interessados tenham a chance de participar. É preciso trazer os instrumentos individuais e a participação é gratuita.

Artes Visuais

Outro evento que integra o calendário das atividades especiais em março é a aula aberta com a artista e professora Julia Panadés, no dia 14 de março, às 19h. Ela fará uma leitura do texto “Um poema precisa ser salvo antes que se tenha algo a dizer” e apresentará ao público o seu processo de criação desenvolvido na costura entre o desenho, a palavra e a edição de livros. A aula integra o Navegações Estéticas do Curso Básico de Artes Visuais 2018.

No dia 20 de março, às 19h30min, haverá um “Com Figura – sessões de desenho com modelo vivo” especial mês da mulher. A modelo será a coordenadora do setor de Estágios e Negócios do Porto Iracema, Natália Escóssia. O evento foi criado em 2017 pelos artistas Daniel Chastinet e Flávia Rodrigues, em parceria com o Cueso Básico de Artes Visuais da escola. O principal objetivo é construir uma prática contínua na formação de artistas e aspirantes a partir da troca de experiências e do exercício do desenho durante as sessões regulares. O participante fica livre para a criação do seu próprio estudo, de acordo com a técnica desejada e dentro de seu nível de desenho, sendo ele iniciante, mediano ou avançado.

A cada encontro, um novo convidado é chamado para posar para os desenhos. São escolhidos profissionais da dança, das artes cênicas, artes marciais, modelos, entre outros, com consciência corporal a fim de facilitar o desenvolvimento de poses mais interessantes para o desenho, além da resistência física para a execução da ação.

Ambos os eventos são totalmente gratuitos. No caso do “Com Figura”, serão distribuídas senhas para a participação a partir das 18h.

Artes Cênicas

Já no dia 15 de março, o Porto Iracema traz a atriz e pesquisadora Fernanda Azevedo para ministrar a aula aberta “Procedimentos documentais no teatro e na performance feminina e feminista”. A palestra abre o ciclo de atividades do programa Navegações Estéticas do Curso Básico de Artes Cênicas 2018 e acontecerá no auditório da Escola, com acesso gratuito. A aula é voltada para artistas, pesquisadores e estudantes do Teatro e das Artes Cênicas, além de interessados na arte em geral.

A artista pretende explorar as experiências vivenciadas por ela e seu grupo, a Kiwi Companhia de Teatro – com mais de 20 anos de existência –, durante os ensaios e as apresentações do trabalho cênico “Carne”, que estreou na capital paulista em 2010. Entre os elementos que a artista deve apresentar na aula aberta estão os meios documentais utilizados como ferramenta de discussão e denúncia das diferentes opressões de gênero, classe e etnia no teatro; a performance feita por e para mulheres mulheres e as intervenções artísticas que colocam em debate as fronteiras de gênero, no período entre a metade do século XX até os dias atuais.

SERVIÇO

O que: Marujada – Jam session do Laboratório de Música – especial Dia Internacional da Mulher

Quando: Dia 8, às 17h

Onde: Hall do café do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO

O que: Aula aberta “Um poema precisa ser salvo antes que se tenha algo a dizer”, com Julia Panadés

Quando: Dia 14, às 19h

Onde: Auditório do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO

O que: “Procedimentos documentais no teatro e na performance feminina e feminista”, com Fernanda Azevedo

Quando: Dia 15, às 19h

Onde: Auditório do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO

O que: Com Figura – sessão de desenho com modelo vivo, com Natália Escóssia

Quando: Dia 20, às 19h30min*

Onde: Sala de dança do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO.

As senhas serão distribuídas a partir das 18h