Arce sedia reunião da “Missão Etiópia”

27 de março de 2018 - 17:06 # # # #

Angélica Martins - angelica.martins@arce.ce.gov.br

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) se reúne, por todo o dia de hoje, com integrantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Agência Brasileira de Cooperação. O objetivo do encontro é dar prosseguimento ao projeto de cooperação sul-sul trilateral, entre os governos do Brasil e da Etiópia, além do Unicef, para o fortalecimento do sistema de água e saneamento etíope. Conforme o analista de regulação Mário Monteiro, que está representando a Agência Cearense no projeto, o papel da Arce é dar assessoramento na estruturação do ambiente institucional e regulatório no setor de saneamento básico daquele país africano.

No encontro, diversos pontos estão sendo discutidos, entre eles alguns que versam sobre os resultados da reunião com a Ministra de Água, Energia e Irrigação da Etiópia; a apresentação de exemplos de modelos de gestão para o sistema de esgoto condominial em Wukro; e a apresentação do módulo de formação em saúde ambiental para multiplicadores: destinatários, conteúdo e metodologia. Além dos assuntos mencionados, também estão inclusos na pauta os encaminhamentos para a próxima Missão Etiópia, que deverá acontecer em maio deste ano. “A missão tem como foco o componente de esgoto condominial, então discute-se pontos relacionados às datas, material áudio visual e logística”, complementa o coordenador econômico-tarifário da Arce, Mario Monteiro. O encerramento da reunião está previsto para logo mais às 17 horas.

A Arce vem participando das atividades da Missão Etiópia desde 2014. Em dezembro de 2017, uma equipe da Agência Cearense, junto com os citados órgãos, recebeu delegação da Etiópia com o intuito de compartilhar experiências exitosas na área de saneamento básico, tanto em âmbito nacional, quanto no Estado do Ceará. Naquela oportunidade, o presidente do conselho diretor da Arce, Hélio Winston Leitão, fez apresentação institucional sobre as atividades do Ente Regulador e as áreas em que atua. Na ocasião, Mário Monteiro também fez apresentação sobre o tema Saneamento, na perspectiva econômica.

Serviço

A Etiópia é um país encravado no Chipre da África. É a segunda nação mais populosa da África, sendo a décima maior em área. Faz fronteira com o Sudão e com o Sudão do Sul a oeste, com o Djibuti e a Eritreia ao norte, com a Somália ao leste, e o Quênia ao sul. Sua capital é a cidade de Adis Abeba. O país sofre com secas periódicas e apresenta a mais alta temperatura média do planeta: 34 °C.

A cidade de Wukro localiza-se a 600 km ao norte da capital Adis Abeba, no platô etíope, a 2.100m de altura e nas proximidades do deserto da Depressão de Danaki.