GEAC 2018 encerra série de 12 seminários, em Sobral

27 de março de 2018 - 17:12 # # # #

Demétrio Andrade - Ascom / Sema

Temas de interesse da administração municipal são debatidos no I Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais

Com a participação do titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, do superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Herbert Lobo, e demais convidados e prefeitos, o GEAC 2018 – I Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais chega à etapa final. Nesta quarta-feira (28) a Caravana Verde estará em Sobral para o último encontro de um a série de 12, com gestores de 184 municípios do Ceará.

“O GEAC tem como propósito, fortalecer a gestão ambiental nos municípios,” afirma o titular da Sema. “Estamos encerrando uma jornada, através da qual foi possível dialogar com 184 municípios. Avalio que estamos contribuindo para que cada vez mais, os municípios conheçam as nossas políticas ambientais”. Ele destaca ainda que com o apoio da Sema, Sobral está elaborando o Plano de Manejo da Unidade de Conservação de Proteção Integral Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha.

O GEAC 2018 é uma realização do Governo do Estado, por meio Sema, o Ibama, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE).

Todas as etapas do GEAC 2018 contam com a participação do titular da Sema, do Ibama no Ceará, da Semace, dos prefeitos das localidades que abrigam o evento e representantes do MPE, da Agace e da Aprece. Todos participam do painel participativo que discute estratégias e instrumentos para fortalecimento da gestão ambiental no âmbito dos governos locais.

Programação

Os trabalhos, nesta quarta, começam às 8h e seguem até às 17 horas. No período da manhã, o painel apresenta os seguintes temas: Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), Fundo Municipal do Meio Ambiente (FNMA), Comissão do Meio Ambiente na Câmara Municipal, Órgãos e Instituições Municipais Ambientais e Responsabilidade Municipal na Gestão Ambiental.

No período da tarde é a vez dos técnicos da SemaA. Eles esclarecem todas as dúvidas sobre os seguintes temas:Índice de Qualidade Municipal de Meio Ambiente (IQM), Programa Selo Município Verde, Certificação Praia Limpa e Programa de Incentivo às Unidades de Conservação Municipais (ProUCm).

SERVIÇO

GEAC 2018- I Seminário Regional de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais

Quando: Dia 28 de março de 2018 (quarta -feira).

Horário: De 8h às 17h

Onde: Salão Vênus do Centro de Convenções, de Sobral.

Saiba mais em: www.sema.ce.gov.br .