Portal da Transparência do Governo do Ceará registra o maior acesso mensal desde a criação

3 de abril de 2018 - 17:11 # #

Assessoria de Comunicação da CGE
comunicacao@cge.ce.gov.br
85 3101.3474

A ferramenta é a porta de entrada mais utilizada pelos cidadãos na busca por informações públicas no Ceará

O Portal da Transparência do Governo do Ceará ultrapassou, no último mês de março, os 46 mil acessos, registrando o maior número de consultas em um mês à ferramenta desde sua criação. De acordo com relatório elaborado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), órgão responsável por gerir a ferramenta, o crescimento nos números representa uma mudança na cultura social do cidadão que, mais consciente, acompanha a gestão pública do Estado.

“Além do crescimento nos acessos, também verificamos recordes nas quantidades de usuários e visualizações por páginas, que indicam por quais páginas os usuários mais navegam no Portal. Com base nesse diagnóstico, podemos afirmar que o Portal da Transparência é atualmente a ferramenta de transparência ativa mais utilizada no Estado”, destaca o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá.

Segundo os dados divulgados, durante o mês de março, 26.221 usuários consultaram a ferramenta, buscando assuntos como: Informações de Servidores, Contratos, Convênios e despesas. Quanto ao número de páginas buscadas dentro da ferramenta, foram contabilizadas 261.062 visualizações.

Fortalecimento do Controle Social

Outro fator que merece destaque é o ranking das cidades que mais busca a ferramenta de transparência ativa no país. Os dados apontaram que Fortaleza é a cidade com mais cidadãos utilizando o Portal, cerca de 29.818. Em seguida, aparecem: Juazeiro do Norte, São Paulo, Sobral e Rio de Janeiro.

“Mensalmente, a CGE divulga um balanço de informações ligadas ao Portal da Transparência do Estado, nosso objetivo com isso é além de prestar contas sobre as informações que estamos fornecendo, chamar a atenção da população para a mudança na cultura de controle social no Estado. Nós temos agora, um cidadão mais preocupado politicamente, que luta para exercer sua cidadania e que quer sim acompanhar as ações realizadas pela gestão pública”, frisou Flávio Jucá.

Para acessar o relatório completo do Portal da Transparência relativo ao mês de março, basta clicar no link http://bit.ly/portal-relatórios