Sema apresenta resultados de fiscalização integrada de comércio e uso de agrotóxicos na Região do Cariri

10 de abril de 2018 - 16:52 # # #

Demétrio Andrade - 085.8814.8286

A ação inibe a inadequada utilização e comercialização de agrotóxicos no Ceará. Os resultados serão apresentados dia 11 de abril, no auditório do Cocó.

Os resultados da Ação de Fiscalização Integrada de Comércio e Uso de Agrotóxico serão apresentados nesta quarta-feira (11), às 15h, no Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó. Equipes interinstitucionais, coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes) e com o apoio do Ministério Público (MP), realizaram a ação no período de 2 a 6 de abril, nos municípios de Crato, Barbalha, Mauriti, Missão Velha e Juazeiro do Norte.

“Este trabalho vem ocorrendo desde 2013 e tem como objetivo potencializar a atuação do Poder Público para inibir a utilização e a comercialização, inadequadas, de agrotóxicos. Hoje, representa um importante instrumento para o disciplinamento da utilização e comércio de produtos agrotóxicos, no nosso Estado”, disse o secretário Artur Bruno, da Sema.

Participaram da fiscalização integrada, as seguintes instituições: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri); Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa); Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) , Crea/CE e Batalhão Policial Militar Ambiental (BPMA).

Para fiscalizar o setor que comercializa agrotóxicos, uma equipe interinstitucional percorreu os estabelecimentos. No campo, a ação envolveu duas equipes compostas por representantes de órgãos com foco no meio ambiente, na agricultura, na saúde do trabalhador e no exercício profissional, e ainda, a Polícia Militar Ambiental.

“Estas duas equipes percorreram as propriedades com atividades agropecuárias, verificando aspectos relacionados à utilização, aplicação de agrotóxicos, armazenamento, saúde do trabalhador e receituário agronômico, entre outros itens”, explica a técnica Viviane Monte, da Codes. A primeira Ação de Fiscalização Integrada ocorreu na região da Ibiapaba e ficou conhecida como “Operação Mata Fresca”.

Serviço

Apresentação dos resultados da Ação de Fiscalização Integrada de Comércio e Uso de Agrotóxico do Ceará – Região do Cariri

Quando: Dia 11 de abril de 2018 (quarta-feira)
Hora: a partir de 15h
Onde: Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó, Avenida Padre Antônio Tomás, s/n.