Sesporte realiza V encontro com prefeitos e gestores do esporte da região do Sertão Central

16 de abril de 2018 - 16:32 # # #

Durante a ocasião, foram apresentados os projetos, programas e as ações que deverão ser implementadas em 2018

A Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) realizou, neste sábado (14), o V encontro com prefeitos e gestores municipais do esporte da região do Sertão Central, no auditório Dom Helder Câmara, localizado no Centro Universitário Católica (Unicatólica), em Quixadá.

Promovido pela Sesporte, o evento tem como objetivo integrar os gestores de esporte – como prefeitos, secretários, entidades desportistas, e todos aqueles que fazem esporte – do interior do Ceará e ouvir suas respectivas demandas, levando também aos municípios os programas e projetos desenvolvidos, bem como as ações que deverão ser implementadas nessas localidades. “Esses encontros tem sido importantes para mantermos esse nível de comunicação com os municípios, com os gestores, mas principalmente ouvi-los com relação às demandas do esporte no Estado do Ceará”, pontuou o titular da pasta do Esporte, Euler Barbosa.

Durante o momento de explanações, compuseram a mesa: o secretário adjunto do Esporte do Estado, Marcos Lage, a deputada estadual Rachel Marques, o vereador Acrísio Sena, o prefeito de Choró Marcondes Jucá, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Pedro Baquit, o secretário de Cultura, Esporte e Juventude de Quixadá Audênio Moraes, o vereador de Quixeramobim Zé Wilson e o prefeito de Ibaretama Edson Moraes.

Programas e Projetos

Foram apresentados aos presentes no auditório sobre o Programa Ceará Atleta (Bolsa Esporte), que concedeu recentemente 926 bolsas renascentes a atletas de todo o território cearense das mais variadas idades e modalidades; a Lei de Incentivo ao Esporte, sendo esta uma das principais ferramentas de financiamento do esporte, onde às entidades esportivas poderão angariar recursos para “dar vida” a seus respectivos projetos; o Brincando com o Esporte que beneficiou mais de 1.000 crianças com atividades lúdicas, esportivas, artísticas, culturais, sociais e turísticas no período das férias estudantis; os Jogos Escolares do Ceará 2018, que terá algumas inovações com relação aos anos anteriores, ou seja, o certame contará com uma fase regional e nacional aonde ambas serão executadas em Natal; concessões de passagens aéreas; e, por fim, doação de material esportivo para mais de 60 municípios.

Ações para 2018

As ações propostas para o ano de 2018 incluem a volta do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) através do Governo Federal; o Esporte em 3 Tempos que terá atuação direta nos Campinhos Sesporte; o retorno dos Jogos Abertos do Ceará; a execução pela a primeira vez dos Jogos da Diversidade; Campeonato Intermunicipal de Futebol; a entrega dos Kits Campos do Ceará; Cursos de Capacitação e Incentivo ao Desporto e os Campinhos Sesporte.

Centro de Formação Olímpica

No ano de 2017 foram realizados mais de 64 eventos-testes (entre esportivos e de entretenimento), onde envolveu 17.011 atletas com 66.705 espectadores acompanhando-os nas competições, totalizando um número expressivo de 83.715 pessoas que estiverem no equipamento no ano passado. “Nós temos no Ceará o melhor equipamento esportivo da América Latina sem dúvida. Nós iremos fazer uma nova reinauguração agora no mês de maio e eu quero a presença de todo mundo lá”.

Mais de 15 municípios (onde incluiu todos os secretários municipais de esporte da região do Sertão Central) participaram deste momento ímpar para o crescimento e desenvolvimento desportivo no interior.

Esteve presente ainda o coordenador de Desenvolvimento do Esporte da Sesporte, Marcelo Soldon, bem como vereadores e deputados, entidades desportivas (associações, federações e clubes), universidades, entre outros.

I Circuito Cearense de Badminton de 2018

O secretário de Esporte do Estado do Ceará, Euler Barbosa, aproveitou o momento para também prestigiar o I Circuito Cearense de Badminton de 2018, que foi realizado em Quixadá no mesmo dia (14) do encontro com os gestores.

O titular da pasta também foi contemplado com a carteirinha oficial de atleta de badminton da Federação de Badminton do Ceará (FEBACE).

O evento contou com a participação de atletas de vários municípios cearenses, dentre eles Fortaleza, Eusébio, Santa Quitéria, Canindé e Quixadá (anfitrião), com um total de 100 desportistas nas categorias sub 11, sub 13, sub 15, sub 17, sub 19, principal A, principal B e parabadminton.

A competição teve um total de dez instituições envolvidas no circuito.