Participantes de 128 municípios discutem Saúde Bucal no Ceará

23 de abril de 2018 - 18:01 # # #

Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel - Assessoria de Comunicação da Sesa

Teve início nesta segunda-feira, 23, e prossegue até esta terça-feira, 24, o IV Encontro Estadual de Saúde Bucal, no Hotel Plaza Praia Suítes, em Fortaleza. O evento conta com a participação da Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e tem como objetivo discutir temas relevantes da Política Nacional de Saúde Bucal e da Rede de Atenção à Saúde Bucal do Ceará. Participam do encontro coordenadores de Saúde Bucal dos municípios, diretores de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs estaduais, regionais e municipais) e técnicos responsáveis pela Saúde Bucal nas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES).

Com 1.801 equipes de saúde bucal implantadas, o Ceará garante à população acesso a cirurgiões dentistas no nível de atenção básica à saúde pelo SUS em todos os municípios. O processo de trabalho das equipes fundamenta-se nos princípios da universalidade, equidade, integralidade da atenção, trabalho em equipe e interdisciplinar, foco de atuação centrado no território-família-comunidade, humanização da atenção, responsabilização e vínculo.

A coordenadora nacional de Saúde Bucal, Lívia Souza, também participou do encontro em Fortaleza e destacou a importância de eventos como o que está havendo para obter melhores resultados no setor. “As três esferas (União, Estado e municípios) são responsáveis pela política de saúde bucal. Houve uma melhora qualitativa dos serviços”, avaliou.

“Aqui no Ceará a gente vem discutindo várias questões importantes para a política de saúde bucal do Estado, como a questão da fluoretação das águas e a atenção primária. A gente tem uma cobertura de 66%, considerada boa para os padrões nacionais. Esse encontro vai capacitar os profissionais para que possam ampliar a cobertura nos municípios para garantir a integralidade do cuidado”, disse a supervisora do Núcleo de Atenção a Saúde Bucal do Estado do Ceará, Paola Calvasina.

A atenção especializada é garantida pelos Centros de Especialidades Odontológicas. Cada região de saúde conta com um Centro de Especialidades Odontológicas Regional (CEO-R), com gestão dos consórcios públicos de saúde. Ao longo de 2017, os 22 CEOs regionais realizaram 57.644 cirurgias e 489.324 procedimentos não cirúrgicos. Há ainda 66 CEOs sob gestão municipal. São 90 CEOs em 74 municípios do Estado.