Governo do Ceará participa de evento internacional voltado para tecnologias na agricultura

7 de maio de 2018 - 17:31 # # # #

Ana Beatriz Sugette - Ascom / Adece

O Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), marca presença na 20ª edição da International Agro Technology Exhibition & Conference (Agritech). O evento acontece entre os dias 8 e 10 de maio, em Tel-Aviv, Israel.

Representado pelo diretor de Agronegócio da Adece e doutor em Irrigação pela Universidade de São Paulo, Sílvio Carlos Ribeiro, o Ceará busca no evento obter soluções tecnológicas, práticas criativas, pesquisas recentes e resultados satisfatórios em um dos maiores eventos do segmento no mundo.

Com o objetivo de conhecer pessoalmente casos de sucesso obtidos na região, missões a empresas e instituições foram realizadas antes mesmo da abertura do evento. Nesta segunda-feira (7), Ribeiro participou de uma visita técnica a Teshuva Agricultural Projects, empresa de produção agrícola e desenvolvimento de projetos em cultivos em ambiente protegido, no Instituto Volcani, vinculado ao Ministério da Agricultura de Israel, e na Mekorot a empresa de gestão de água do país.

“Tivemos a oportunidade de ver o que há de mais moderno em termos de cultivo em estufas, tantos nas variedades cultivadas como na tecnologia envolvida, vimos também as pesquisas do Instituo Volcani uma referência no mundo em desenvolvimento de tecnologias para o cultivo de hortaliças e frutas, além de ter um trabalho importante de engenharia agrícola. Na Mekorot vimos uma planta de dessalinização e o quão fundamental é essa técnica para a segurança hídrica de Israel. Outras empresas e instituições serão visitadas até o final desta viagem”, explica Sílvio.

Para o presidente da Adece, Eduardo Neves, a presença do Ceará no evento é imprescindível, tendo em vista sexto ano consecutivo de seca enfrentado pelo Estado. “Os métodos de irrigação mais desenvolvidos do mundo, bem como a maior taxa de águas residuais reutilizadas do mundo e as mais avançadas tecnologias agrícolas no mercado internacional são utilizadas por Israel. Situado em uma das regiões mais áridas do mundo, o país foi pioneiro e liderou os conceitos de irrigação por gotejamento, reciclagem, purificação e reutilização de águas residuais para fins agrícolas. É importante conferir essa expertise de perto e levar ao Ceará soluções agrícolas inovadoras e de ponta”, comenta.

Agritech 2018

Com o tema “Agricultura em regiões áridas e semiáridas”, o evento discutirá assuntos como políticas públicas, agricultura familiar, agro business, água e irrigação, agricultura inteligente, dentre outros.

Mais de 80 palestrantes de todas as partes do mundo participam da 20ª edição do evento.