Terceiro Centro de Idiomas do Estado começa a funcionar em Caucaia

8 de maio de 2018 - 15:25 # # # #

Caio Faheina - Repórter
Carlos Gibaja - Fotos

Além desta, outras duas unidades também estão presentes no municípios de Crateús e Fortaleza, no shopping Benfica. Ao todo, onze centros serão espalhados pelo Ceará

O terceiro de onze Centros Cearenses de Idiomas (CCIs) foi inaugurado nesta terça-feira (8), no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O equipamento, destinado a estudantes da rede pública estadual, tem capacidade para atender até 900 estudantes. A solenidade aconteceu no shopping Iandê, no Centro da cidade, onde a unidade está instalada. Além deste, os centros também estão presentes nos municípios de Crateús e Fortaleza.

De acordo com o governador Camilo Santana, os cursos de línguas inglesa e espanhola ofertados pelos CCIs vão potencializar a economia do Ceará, gerando mais empregos e renda para os cearenses. “Uma das grandes vocações do Estado é o turismo. Cumbuco, no litoral de Caucaia, por exemplo, tem um dos melhores ventos para (prática de) kitesurf do mundo. A cidade recebe turistas o ano inteiro, que vêm praticar esse esporte”, disse.

O chefe do Executivo também lembrou do início das atividades do hub aéreo na Capital, que vai ampliar o número de voos semanais de oito para 50, aumentando o fluxo de visitantes no Estado. “E mais turista no Ceará significa mais emprego, mais hotéis e pousadas, mais restaurantes, mais guias turísticos. Para isso, precisamos de pessoas para receber bem. E uma das coisas fundamentais é saber falar as línguas universais, como inglês e espanhol”, continuou.

Também presente na solenidade, a secretária executiva da Educação, Rita Colares, reforçou a importância do novo espaço de aprendizagem. “É um lugar onde a juventude vai ter a oportunidade de aprender e de ter uma experiência para a vida”, afirmou. “O espaço será importante porque vai capacitar os alunos do município”, acrescentou o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim.

Do Ceará para o mundo

Os 900 jovens matriculados no CCI de Caucaia formam 36 turmas – 18 para cada língua. Cinco professores se distribuem para as aulas, que ocorrem de segunda a sexta-feira. Para o diretor da unidade, Robério Rodrigues, a expectativa de formar jovens bilíngues está atrelada ao potencial do município. “Muitos jovens já ajudam os pais em barracas de praia e hotéis, e estão ansiosos em se aperfeiçoarem na língua estrangeira para atender melhor os visitantes”, projetou.

Para a estudante Mariana Oliveira, de 17 anos, o futuro transcende o Ceará. Aluna da Escola Estadual de Ensino Médio de Cumbuco, ela pretende cursar faculdade de História e viajar pelo mundo. “Nossos pais já destinam uma quantia pra gente fazer outros cursos, em outros lugares. E com o curso gratuito, é como se o Estado enxergasse que a gente pode, sim, aprender uma língua, conseguir um emprego e visualizar um futuro pra gente”, elencou.

Unidades na Capital e no Interior

Ao todo, seis CCIs estarão em atividades na capital cearense. Além do Benfica, os centros serão espalhados pelos shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy, North Shopping Jóquei e Via Sul, além de uma unidade no bairro Conjunto Ceará. Cada uma acolherá até 600 alunos.

No Interior, além de Crateús, o equipamento funcionará nos municípios de Itapipoca e Iguatu, matriculando até 1.050 alunos por unidade. Em Juazeiro do Norte, no Cariri, serão contemplados 1.750 jovens. Somando todas as unidades, cerca de 9.400 alunos da rede pública estadual terão acesso aos centros. O investimento total dos equipamentos é da ordem de R$ 5 milhões.

Formação continuada para alunos e professores

Os cursos são destinados a alunos que estão matriculados nas Escolas de Ensino Médio do Estado. Cada escola tem um número de vagas disponível para os estudantes. Os professores dos CCIs integram o quadro de docentes da rede pública de ensino.