Produção industrial: Ceará registra crescimento acima da média nacional

9 de maio de 2018 - 18:02 # # #

Wania Caldas - Gestora de Conteúdo

O Ceará apresentou alta na produção industrial de março e superou o resultado nacional. O crescimento, em relação ao mesmo mês do ano passado, foi de 2,4%. Com isso, o Ceará foi um dos sete estados do País – entre os 15 pesquisados – a registrar variação positiva no período. No País, a média foi de 1,3%. O Estado também ultrapassou a Região Nordeste na comparação dos meses de março de 2018 e 2017 (-3,6%).

O presidente do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Flávio Ataliba, destacou o desempenho do Ceará. “A indústria de transformação cresceu 2,4% em março deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. É um dado muito bom porque mostra a pujança da economia do Estado e que estamos saindo mais rápido da recessão que o País”, afirmou.

No primeiro trimestre deste ano, a alta registrada pelo Estado foi de 3,3% e, no acumulado de 12 meses, de 3,4%. Ambos os resultados superaram a média nacional, que ficaram, respectivamente, em 3,1% e 2,9%. A Região Nordeste apresentou os seguintes dados: -0,3%, no primeiro trimestre de 2018, e -0,2% nos 12 meses.

Em relação a fevereiro último, o resultado de março foi de -0,2% no Estado. No País, foi de -0,1% e de -3,6% na Região Nordeste.

“Os principais setores responsáveis pelo crescimento foram de bebidas, derivados do petróleo e biocombustíveis. Todos os resultados mostram que a atividade industrial do Estado está respondendo bem aos estímulos que vem recebendo, inclusive da atividade administrativa”, completou Ataliba.