Curta-metragem produzido por adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas participará de Festival Internacional de Cinema

10 de maio de 2018 - 11:24 # # # #

“Abençoados” será exibido nos dias 25 e 26 de julho de 2018 em Montevidéu

O curta-metragem “Abençoados”, produzido por jovens da unidade Semiliberdade de Juazeiro do Norte, participará da programação do XXVII DIVERCINE, Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens, que acontecerá nos dias 25 e 26 de julho de 2018 na cidade de Montevidéu, no Uruguai.

A obra criada por meio de oficinas do projeto Cinema no Interior, da Mont Serrat Filmes sob a coordenação do cineasta Marcos Carvalho, teve sua pré-estreia Nacional no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, no último 10 de março de 2018, dentro da programação do “I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo”, uma iniciativa do Ceará Pacífico promovida pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas).

Para Cássio Franco, superintendente da Seas, este é um momento muito importante para o Sistema Socioeducativo do Estado do Ceará. Para ele “A abertura dos Centros Socioeducativos para a participação dos diversos ramos da sociedade, das artes e das linguagens, possibilita aos jovens uma maior qualificação no seu atendimento, uma vez que fomenta o protagonismo, a construção de narrativas de vida e a ressignificação de suas histórias. Foi nesse contexto que foi idealizado e realizado o projeto ‘Cinema do Interior: Edição Especial Cine Liberdade’, pois a metodologia aplicada possibilita aos próprios jovens escrever a história a ser contada, revelando toda a sua criatividade e potencialidade. Assim, a seleção do curta-metragem Abençoados para participar do XXVII DIVERCINE representa o fruto desse lindo trabalho feito por esses jovens, possibilitando que, a partir dele, paradigmas da sociedade possam ser quebrados”.

Após as exibições, a convite da coordenação do Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens, será realizado debate com a presença dos jovens protagonistas bem como com os realizadores do curta “Abençoados” e responsáveis pela realização do projeto Cinema no Interior – edição especial Cine Liberdade.

O DIVERCINE é um festival que reúne anualmente cerca de 90 obras de 23 países de todo o mundo, selecionadas entre o melhor da produção dos últimos dois anos.

O Festival também é exibido em várias sub-sedes da América Latina e conta com o apoio do ICAU (Instituto de Cinema e Audiovisual do Uruguai), Ministério da Educação e Cultura, Ministério de Relações Exteriores, a Intendência Municipal de Montevidéu, UNICEF, SIGNIS e vários meios de comunicação do Uruguai e da região.

Cine Liberdade

O projeto Cinema no Interior: Edição Especial Cine Liberdade resultou na produção de três curtas-metragens, realizados em Juazeiro do Norte, Sobral e Fortaleza, intitulados, respectivamente: “Abençoados, Corrente de Prata e Ninguém Pode Parar Meu Coração”.