Cascavel é o terceiro município do Interior a receber areninha

17 de maio de 2018 - 10:37 # # # #

Fhilipe Augusto - Repórter
Davi Pinheiro - Fotos

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), inaugurou, na noite desta quarta-feira (16), a areninha do município de Cascavel. O município, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, foi o terceiro no Interior a ganhar o equipamento esportivo. O investimento na construção foi de, aproximadamente, R$ 1,6 milhão, sendo 80% custeados pelo Estado e o restante pela Prefeitura.

O governador Camilo Santana participou da solenidade e do jogo inaugural, disputado entre as equipes com representantes do Estado e do Município. A partida terminou empatada em 2 a 2.

Entusiasta da iniciativa de levar areninhas para diversas localidades do Ceará, Camilo Santana ressaltou o potencial do equipamento para a comunidade. “Esse é um projeto pra jovens, crianças e adultos. A ideia é transformar esse ambiente em um grande espaço de convivência entre as pessoas. Essa grama é padrão Fifa (Federação Internacional de Futebol). É importante que vocês cuidem bem dessa areninha para que ela dure bastante. Aqui vão ter monitores diariamente para trabalhar projetos com a comunidade”, informou o chefe do Executivo estadual.

A prefeita Ivonete Queiroz destacou a parceria entre as instituições na construção do equipamento. “Há um mês o governador Camilo Santana esteve aqui para a implantação do Batalhão do Raio e disse que, em breve, estaria de novo em Cascavel para inaugurar esse equipamento. E assim ele fez. A areninha é um espaço para a prática de esporte, lazer e a boa convivência. Essa é uma parceria do Estado com o Município. Cuidem bem desse espaço”, pontuou a prefeita.

Instalada na rua Raimunda Ferreira Ângelo – bairro Espaço Nobre, a areninha possui gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, iluminação, vestiário, depósito para materiais, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação no entorno.

Mais opção para o esporte

Lavador de carros durante o dia, o jovem de 24 anos José Queiroz diz gostar de jogar futebol alguns dias da semana após o trabalho. Ele comentou com alegria a inauguração da areninha, que será mais um local para os moradores de Cascavel na hora de praticar o esporte. “Vai dar mais opção para nós treinarmos durante a semana. Atualmente, nós só jogamos no estádio municipal. Ficou muito bonito. Eu sempre acompanhava as inaugurações em Fortaleza e agora chegou aqui em nossa cidade” comemorou o desportista.

O professor Edson Cruz é um dos responsáveis pelo Instituto Drible de Craque, que realiza um trabalho voluntário no município com crianças e jovens que têm entre dez e 20 anos. O projeto tem como objetivo afastar os participantes dos riscos das droga e da violências. Para Edson, o equipamento vai ajudar a fomentar mais ações desse tipo com a juventude. “A gente vai tentando buscar algo melhor para o futuro deles e o futebol possibilita isso. Esse espaço com certeza vai contribuir para que sejam desenvolvidos mais projetos esportivos beneficiando a população”, concluiu.

Areninhas no Interior

Além de Crato e Camocim, que já tiveram suas areninhas inauguradas recentemente, outras 46 localidades também ganharão um equipamento desse porte. O Projeto Areninha do Ceará pretende dar uma nova dinâmica social às cidades cearenses, possibilitando uma estrutura para prática esportiva e lazer da população. O investimento total é da ordem de R$ 100 milhões, financiados com recursos do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III) – mesmo programa que financia as Praças Mais Infância e outras estruturas do Estado.

Ainda serão beneficiados com as areninhas os moradores dos municípios de Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati (Sede e Canoa Quebrada), Barbalha, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Canindé, Cascavel, Caucaia (duas unidades), Crateús, Crato (que vai ganhar mais uma), Eusébio, Granja, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte (duas unidades), Limoeiro do Norte, Maracanaú (duas unidades), Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Santa Quitéria, Sobral, Tauá, Tianguá, Trairi e Viçosa do Ceará.

Os municípios que não serão agraciados com uma areninha vão receber do Governo do Ceará um campinho. Serão construídos mais de 100 no estado, com uma estrutura menor do que as areninhas e similar aos campos society. Na Capital, por meio do programa Juntos por Fortaleza, parceria do Governo do Ceará com a Prefeitura de Fortaleza, 16 novas areninhas também serão instaladas.

Estiveram presentes acompanhando o governador Camilo Santana na inauguração os secretários de Estado do Esporte, Euler Barbosa, e do Trabalho e Desenvolvimento Social, Francisco Ibiapina, o superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia, Sílvio Gentil, a prefeita de Cascavel, Ivonete Queiroz, e lideranças políticas.

Ouça:

Entusiasta da iniciativa de levar areninhas para diversas localidades do Ceará, Camilo Santana ressaltou o potencial do equipamento para a comunidade.