Concerto de música clássica encanta famílias da comunidade do Gereba

20 de maio de 2018 - 13:27 # # # #

Vandecy Dourado - Ascom / SSPDS
Carlos Gibaja - Fotos

Governador Camilo Santana participou de celebração no Theatro José de Alencar

Crianças, adolescentes, pais e mães que vivem na comunidade do Gereba, no Grande Jangurussu, em Fortaleza, tiveram uma noite inesquecível. O Governo do Ceará, por meio de uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e com apoio de diversos parceiros, levou essas famílias para assistirem a uma apresentação exclusiva da Orquestra Filarmônica do Ceará, conduzida pelo maestro Gladson Carvalho, neste sábado (19), no Theatro José de Alencar, em Fortaleza. O evento contou a presença do governador Camilo Santana; da primeira-dama, Onélia Santana; da vice-governadora Izolda Cela; do secretário da Segurança Pública, André Costa; do comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Ronaldo Viana; e do perito geral Ricardo Macêdo.

Olhares encantados observavam os detalhes da magnitude do maior palco cultural do Estado. A fascinação desse momento único até impediu alguns pequeninos de manter a boca fechada, num misto de encantamento e felicidade. Faltavam poucos minutos para o espetáculo começar. Para alguns deles, foi a primeira experiência em um ambiente tão inspirador. A chance de descobrir como o mundo é grande e cheio de oportunidades finalmente chegou.

Ansiosa, Micaelly Cirilo Sobrinho, de 9 anos, não encontra palavras para descrever o que sentia. “Está sendo muito emocionante, uma sensação que eu nem sei como explicar. Essa é a primeira vez que eu venho a um teatro”, disse sem conter a animação. Ela é uma das alunas assistidas pelo projeto de música da Orquestra Filarmônica do Ceará, no Gereba, onde tem aulas de violino. “Se vocês tiverem um sonho, corram atrás”, finaliza a menina, que agora segue perseguindo o sonho de ser maestra.

Luzes acesas, olhos atentos, o espetáculo começou. Os primeiros acordes do violino preenchiam a sala principal ao som de “Primavera”, um dos quatro concertos do músico italiano, Antonio Vivaldi, da obra “As Quatro Estações”. No decorrer da apresentação, a canção “Romaria”, famosa na voz de grandes intérpretes da música popular brasileira era entoada a plenos pulmões. Daí se seguiram clássicos da música internacional, como “Ave Maria” e “Con Te Partiró”. Para finalizar o concerto, o governador Camilo Santana e sua filha de seis anos, Luísa, se juntaram à diretora da organização não-governamental Fundo de Apoio Comunitário (FAC), que mantém projetos na comunidade do Gereba, Fátima Lemos, e sete crianças da comunidade para cantar juntos “Tocando em Frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira.

Após homenagear as crianças e a diretora Fátima Lemos com rosas vermelhas, emocionado, Camilo Santana parabenizou a todos pelo trabalho que vem sendo realizado na comunidade. “Estou emocionado. As pessoas são boas o que lhes faltam são oportunidade. Sempre tenho dito que o grande trabalho em resolver o problema da violência no Ceará e no mundo é a prevenção, é a educação, é a oportunidade que nós temos de dar a essas pessoas. Essa é uma grande oportunidade através da música, para podermos construir uma cultura de paz e um futuro melhor. Parabéns a todos os envolvidos”, declarou o chefe do Executivo.

O secretário da Segurança Pública, André Costa, agradeceu o apoio incondicional do governador Camilo Santana e as dezenas de parceiros que colaboram com os trabalhos feitos na comunidade do Gereba. Ele destacou que não se resolve violência apenas com a presença da Polícia. “A gente sabe que levar policiamento não é suficiente, precisamos levar outras ações, como educação, cultura, esporte, lazer, para combater a violência nas periferias. Precisamos trabalhar com a prevenção social. Por isso, estamos ampliando o projeto de pacificação territorial em comunidades da Capital, construindo parceiros em prol da defesa social e de uma cultura de paz”.

Pacificação

A comunidade do Gereba ganhou, desde novembro do ano passado, reforço no policiamento local, com patrulhamento ostensivo intensificado e contínuo, ao mesmo tempo em que diversas ações sociais estão sendo desenvolvidas para propiciar oportunidades para as famílias que residem na área. As ações contam com a colaboração de parceiros, como a Prefeitura de Fortaleza, associações sem fins lucrativos e entidades privadas. A integração entre os parceiros tem possibilitado aos moradores uma nova perspectiva para o futuro. A iniciativa integra também o Pacto por um Ceará Pacífico, que prevê ampliação do programa para outras comunidades da Capital.

Com a contribuição dos parceiros já foi possível fazer a instalação de novos postes de iluminação pública e demolir imóveis abandonados, que serviam para a prática de atividades delituosas na comunidade. Simultaneamente, equipamentos da SSPDS, como os dois postos fixos de policiamento foram implantados na área – uma na Comunidade do Gereba e outro na Babilônia. O uso dos equipamentos faz parte de uma série de ações que estão sendo implementadas pela SSPDS nas duas comunidades.

Terrritorialização

Atualmente, as ocupações policiais coordenadas pela SSPDS estão situadas nas comunidades da Babilônia, do Gereba, do Jagatá, da Alameda das Palmeiras, da Maria Tomásia, do Residencial José Euclides Ferreira Gomes, no Lagamar, no Sossego (Quintino Cunha), no entorno da Lagoa do Urubu (Álvaro Weyne, Floresta e Padre Andrade), na Praia de Iracema, com o Policiamento Ostensivo Geral (POG) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Ao todo, são dez áreas ocupadas, o que tem trazido uma redução dos homicídios e dos assaltos na Capital. Em breve, as unidades serão transformadas em bases integradas de policiamento, com o complemento de ações das demais forças da segurança do Estado.