Museu Sacro São José de Ribamar, em Aquiraz, recebe apresentação musical nesta quinta (24)

23 de maio de 2018 - 11:17 # # #

Coordenação de Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

O Museu Sacro São José de Ribamar (MSSJR), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) em Aquiraz, apresenta nova programação nesta quinta-feira, 24/5, às 17h. A música de Jair Dantas e Banda inaugura o programa Sacro Som, que acontecerá no equipamento uma vez a cada dois meses. A atividade faz parte da programação proposta pela Associação dos Amigos do Museu do Ceará, selecionada pelo Edital de Apoio à Programação Cultural do Museu do Ceará e Museu Sacro São José de Ribamar, lançado pela Secult.

O Sacro Som é um programa cultural do Museu Sacro São José de Ribamar que visa à promoção de atrações que remetam à musicalidade de nossas tradições e manifestações culturais. Na sua primeira edição, o programa traz o forró pé-de-serra de Jair Dantas. “A proposta pensada pela curadoria é de ter atrações musicais que remetam à musicalidade das nossas tradições, mas que estejam também inseridas no quotidiano da comunidade do entorno, facilitando um diálogo e aproximação do público”, destaca a diretora do Museu do Ceará e Museu Sacro, Carla Vieira.

Sobre o Museu Sacro

Em 27 de setembro de 1967 foi inaugurado o Museu Sacro São José de Ribamar (MSSJR) no município de Aquiraz. Criado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, foi o primeiro museu sacro instalado no território cearense, no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, edificação erguida entre fins do século XVIII. O equipamento cultural passou a abrigar um conjunto de objetos religiosos advindos dos vários municípios e paróquias cearenses. Esse acervo é constituído por uma diversidade de imagens de santos e de anjos, objetos das procissões religiosas, parâmetros litúrgicos, missais etc., totalizando cerca de 1.400 peças, muitas de notório valor artístico e cultural, que nos remetem ao barroco colonial cearense.

Serviço

Programa Sacro Som, com Jair Dantas e banda
Local: Museu Sacro São José de Ribamar (Praça Cônego Araripe, 22 – Aquiraz)
Data: Quinta-feira, 24/5
Horário: 17h
Entrada franca

Mais informações/entrevistas:
ASCOM Secult – (85) 3101 – 6761 / imprensasecultce@gmail.com /
Ivna Girão (Secult) – (85) 98817-5149
Lucas Benedecti – (85) 98824-0994
Paula Candice – (85) 98848-4987