Dramaturgo pernambucano João Falcão ministra masterclass no Porto Iracema das Artes

24 de maio de 2018 - 11:53 # # # # # #

Raphaelle Batista - Assessoria de comunicação do Porto Iracema das Artes


Atividade tem como tema “Teatro e Canção Brasileira” e acontecerá na próxima sexta-feira, dia 25

O diretor teatral pernambucano João Falcão, um dos maiores nomes do teatro musical do País, vem a Fortaleza para realizar a masterclass “Teatro e Canção Brasileira”, no auditório do Porto Iracema das Artes. A atividade, gratuita e aberta ao público, será às 19h.

A masterclass contará com as presenças da cantora Isadora Melo e do músico Rafael Marques, artistas que trabalharam em musicais assinados por João Falcão. Isadora Melo fez “Gabriela” e “Dorinha, meu amor”, dois trabalhos recentes do diretor. Além de compartilhar suas vivências no trato com a música para o teatro e do teatro para a música, Falcão vai dar exemplos musicais com a participação dos convidados.

João Falcão vai abordar, ainda, passagens do processo criativo de peças como “A Máquina”, “A Dona da História”, “As Aventuras de Zé Jack e Seu Pandeiro”, “Gonzagão, A Lenda”, “Gabriela, Um musical”, “Dorinha, meu Amor”, entre outras.

Oficina

Além da masterclass, João Falcão realiza, também no Porto, a oficina “Jogos de Criar” no dia 26. A proposta é instigar os alunos a criarem quadros cênicos a partir de músicas. Com carga horária de cinco horas, a atividade acontecerá das 14h às 19h, no CENA 15, e lançará aos participantes o desafio de responderem as perguntas “Quem Canta? Para Quem? Por quê?”. Podem participar artistas e interessados pela temática em geral. As inscrições, gratuitas, estão encerradas.

Sobre João Falcão

Nasceu na Usina Tiúma, Zona da Mata de Pernambuco, em 1958. Estreou em teatro como ator e músico em Recife com “Morte e Vida Severina” em 1980, sob a direção de Rubem Rocha Filho e Mônica Japiassu. Como autor e diretor teve sua primeira experiência também em Recife com a revista musical “Muito pelo Contrário” em 1981. Seguiu carreira em Recife como dramaturgo, diretor de teatro e publicitário, até se mudar para o Rio de Janeiro em 1995, onde fez teatro, cinema, televisão e música. Seus trabalhos mais conhecidos são “A Ver Estrelas”, “Mamãe Não Pode Saber”, “A Dona da História”, “Uma Noite na Lua”, “A Máquina”, Comédia da Vida Privada,” “Auto da Compadecida”, “Lisbela e o Prisioneiro”, “Sexo Frágil”, “Clandestinos”, “Gonzagão, a Lenda” e “Gabriela, um musical”.

SERVIÇO

O quê: Dramaturgo pernambucano João Falcão ministra masterclass no Porto Iracema das Artes
Quando: sexta-feira, 25 de maio, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO e aberto ao público

O quê: Oficina “Jogos de Criar” com o dramaturgo e diretor de teatro João Falcão
Quando: sábado, 26 de maio, das 14h às 19h
Onde: Cena 15 (Rua José Avelino, 465, Praia de Iracema)
GRATUITO | Inscrições Encerradas