Hospital de Messejana comemora Dia Mundial Sem Tabaco

25 de maio de 2018 - 10:58 # # # # #

Jessica Fortes - Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana

Na próxima segunda-feira, 28 de maio, às 8 horas, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, do Governo do Ceará, por meio do Programa de Controle do Tabagismo, realizará uma ação de promoção da saúde, em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado oficialmente em 31 de maio. Será uma manhã de atividades, com orientações e informações sobre qualidade de vida e prevenção, além da apresentação de quadrilha junina com os ex-fumantes atendidos pelo Programa de Controle ao Tabagismo do HM.

Na programação, exames respiratórios, medida de concentração de monóxido de carbono e uma oficina sobre respiração consciente, ensinando os pacientes como controlar a vontade de fumar. Durante a comemoração serão entregues certificados e medalhas aos pacientes que estão há um ano sem fumar. O evento será no Bosque dos Eucaliptos, na entrada do hospital. Haverá também inscrições, com oferta de 100 vagas, para quem deseja participar do Programa de Controle do Tabagismo.

“O impacto do tabagismo nas doenças cardiovasculares” é o tema do evento neste ano. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o impacto do tabagismo ativo e passivo sobre o sistema cardiovascular é um importante fator de risco para doença coronariana, AVC e insuficiência vascular periférica, assunto pouco conhecido pela população. A doença cardiovascular (DCV) é a principal causa de morte no mundo, sendo o tabagismo responsável por 12% desta mortalidade.

“O objetivo da campanha é tornar público estes riscos, estimular as pessoas a adquirirem hábitos saudáveis de vida e os gestores de saúde pública a assumirem políticas de proteção contra a exposição tabágica”, ressalta a pneumologista e coordenadora do Programa, Penha Uchoa.

Programa de Controle ao Tabagismo

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes é referência no tratamento de fumantes. No Programa de Controle do Tabagismo do HM, os pacientes são atendidos por uma equipe de profissionais especializados como médicos, enfermeiras e assistente social. O sucesso terapêutico do tratamento é elevado, com taxa de abstinência tabágica de 48% em pelo menos um ano. Uma vez inscrito no programa, o paciente passa por uma triagem médica para coleta de informações pessoais relativas ao estado psicológico e quanto à motivação para deixar o cigarro.

Exames importantes são realizados para avaliar a saúde do paciente e seu grau de dependência à nicotina, uma das 4.700 substâncias contidas no cigarro, que contém até formol, utilizado para alisar cabelos e conservar cadáver. Após a avaliação inicial, o paciente passa a fazer parte do grupo de apoio, no qual é realizado o tratamento padrão, baseado na abordagem cognitivo-comportamental e terapia medicamentosa.

O Programa de Controle do Tabagismo do Hospital de Messejana iniciou as atividades em 2002, sendo o primeiro tratamento público com distribuição gratuita de medicação para aliviar os sintomas de abstinência.

Serviço

Comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco
Dia: 28 de maio (segunda-feira)
Horário: 8 às 12h
Local: Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes

Mais informações: Programa de Controle do Tabagismo (85) 3101-4062