SPD, Mais Infância Ceará e prefeituras fazem parceria para a prevenção às drogas

5 de junho de 2018 - 11:06 # # # # # # #

Ascom - SPD

Prefeitos de 50 municípios cearenses estarão reunidos na quarta-feira, 6, na sede da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), para a solenidade de assinatura de termo de cooperação entre prefeituras e a SPD para a implementação do Projeto Prevenção em Família. A iniciativa será efetivada em parceria com o Programa Mais Infância Ceará.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, coordenará a programação na SPD. O evento contará com a presença da primeira dama do Estado e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, Onélia Santana.

O Projeto Prevenção em Família estabelece que profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social indicados pelos municípios serão qualificados para realizar, junto às famílias atendidas pelo Programa Mais Infância Ceará, oficinas voltadas ao desenvolvimento infanto juvenil.

As oficinas também contribuirão para o fortalecimento dos vínculos familiares, com ênfase na prevenção ao uso problemático de álcool e outras drogas; além de reforçar as habilidades de vida e difundir hábitos saudáveis.

Os municípios selecionados para receber a ação preventiva são os que apresentam maior número de famílias em situação de vulnerabilidade social já contempladas com o Programa Mais Infância Ceará e cujas famílias possuem crianças na faixa etária de zero a cinco anos e 11 meses. A primeira edição do Projeto Prevenção em Família deverá alcançar cerca de 10 mil famílias no Ceará.

Will Almeida destaca a importância da parceria com as prefeituras cearenses e reforça que a estratégia do Projeto Prevenção em Família constitui-se na realização de oficinas de atenção à infância e à família, com o suporte de atividades lúdicas e direcionadas às situações comuns do cotidiano familiar.

A SPD ficará responsável pela capacitação de profissionais de Saúde, Educação e Assistência Social nos municípios, com a realização de encontros pelas macrorregiões. Serão, pelo menos, seis formações, contemplando os 50 municípios selecionados.

O início do trabalho junto às famílias será a etapa posterior, em forma de 10 encontros com duração de uma hora cada um. A SPD também realizará o acompanhamento das atividades junto às famílias e a avaliação dos resultados alcançados.

Serviço

Projeto Prevenção em Família – Pactuação entre SPD, Programa Mais Infância Ceará e prefeituras municipais
Data: 06/06/2018
Horário: 10 horas
Local: Auditório da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) – Rua Oto de Alencar, 193, Jacarecanga, Fortaleza-CE