CITS do Mucuripe oferta manhã de serviços para a comunidade

6 de junho de 2018 - 16:42 # # # #

Ascom / STDS - imprensa@stds.ce.gov.brú Ariel Gomes - Fotos

Manhã de serviços aconteceu na unidade do Mucuripe nesta quarta-feira (6)

O Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) do Mucuripe ficou pequeno para o público da comunidade do Vicente Pinzon, que aproveitou a manhã desta quarta-feira (6) de serviços ofertados na unidade para emitir documentos, cortar cabelo, entre outras atividades. “O nosso compromisso antes de tudo é com o povo cearense. Visitamos os CITS para ouvir a população e entender quais as demandas mais urgentes, bem como para estabelecer um diálogo aberto e direto com as nossas comunidades”, declarou a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, durante sua visita a unidade do CITS Mucuripe.

Para Dedicio Correia, aluno do curso de Pizzaiolo, a capacitação representa uma nova oportunidade de vida. “Estou aprendendo muitas coisas neste curso, desde a produção das massas e dos molhos até a postura que devo adotar no mercado de trabalho” explicou Dedicio, enquanto preparava mais uma pizza durante a aula prática do curso. O Governo do Ceará investiu cerca de R$ 40 milhões neste ano para projetos da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) como o Primeiro Passo, Criando Oportunidades e para o CITS, que oferecem mais de 29 mil vagas para jovens e adultos no Estado.

Investimento Social

“Estamos na luta para construir um Estado mais justo, onde todos tenham oportunidades iguais. O melhor do Ceará são os cearenses. Nossa juventude e nossas crianças são nosso presente e também nosso futuro, por isso, precisamos investir na formação de cada um deles”, ressaltou a secretária-executiva da STDS, Luciene Rolim, que acompanhou a visita ao lado primeira-dama do Estado.

Para Rosiane Barroso, a manhã de serviços ofertada no CITS representa muito para a comunidade do Vicente Pinzón. “Hoje eu aproveitei para emitir RG e CPF dos meus filhos, além de medir minha pressão e me vacinar contra hepatite”, explicou Rosiane Barroso, que assim como outros moradores das periferias de Fortaleza foi beneficiada com os serviços ofertados nos CITS. Além da unidade do Mucuripe, os CITS do Jangurussu, José Walter, Conjunto Ceará, Parque São José e Lagamar também realizaram uma manhã de serviços para a comunidade.

Serviços

Foram ofertados os serviços de emissão de documentos como Carteira de Identidade (RG) e CPF, atualização e inscrição do Cadastro Único (CadÚnico) e corte de cabelo, além de vacinação e aferição de pressão. A programação dos cursos ofertados a jovens e adultos segue normalmente, de acordo com o portfólio de cada unidade, bem como as atividades esportivas e culturais.

Os centros promovem ações de qualificação social e profissional, com foco na empregabilidade, e contam com uma estrutura composta por laboratórios vocacionais, informática, eletromecânica, biblioteca multimídia, salas profissionalizantes, auditórios com videoconferência e salão de jogos educativos. Neste ano, a STDS capacita 2.450 novos profissionais e disponibiliza 3.040 vagas para atividades de esporte, lazer e cultura nas sete unidades dos CITS, na periferia da Capital.