Seduc promove I Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis das Escolas Públicas

6 de junho de 2018 - 12:03 # # #

Ascom - Seduc

Os estudantes irão debater sobre a importância dessa entidade para a construção de uma escola de qualidade

Alunos do Ensino Médio da rede estadual estarão reunidos, nesta quinta-feira (7), das 8 às 18 horas, no Centro de Eventos do Ceará, no I Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis das Escolas Públicas Estaduais do Ceará. O encontro é uma realização da Secretaria da Educação (Seduc), com o objetivo de criar espaços para interação entre estudantes gremistas, possibilitando a construção de debates sobre a importância do Grêmio na construção de uma escola pública de qualidade e mais participativa. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Unibanco.

Conforme Josimar Saraiva, coordenadora de Protagonismo Estudantil da Seduc, pela primeira vez no Ceará, todas as regiões estarão reunidas em um evento. “Será significativo para a construção do diálogo, promovendo educação para cidadania. Este é um momento histórico para os gremistas do Estado”, destaca.

O fórum terá como tema: “Grêmios Estudantis: (Re)Conhecendo espaços de atu(A)ção na comunidade escolar”. A proposta para o encontro é utilizar temas trazidos pelo Estatuto da Juventude, pois traduzem bem os direitos básicos e garantias para que todos os jovens tenham cada vez mais qualidade de vida.

Durante o evento, serão realizadas mesas redondas e oficinas referentes a esses direitos, os quais foram divididos em 14 eixos temáticos. Os alunos gremistas escolheram previamente as oficinas, por meio da inscrição para o evento.

Foram convidados especialistas para facilitar uma oficina sobre cada temática, contribuindo para que todos os gremistas possam pensar em diversas ações que o grêmio pode construir em seus espaços escolares.

Sobre o Grêmio Estudantil

O Grêmio é uma entidade autônoma, criada e dirigida pelos alunos de uma mesma escola, e exerce relevante papel na implementação da gestão democrática no espaço escolar, competindo-lhe levar à frente as lutas dos estudantes pela melhoria da qualidade do ensino e zelar pela tomada de decisão coletiva. Sua atuação, entretanto, não deve restringir-se aos muros escolares, mas estar em consonância com as causas mais gerais da sociedade para que possa, de fato, contribuir para a formação de estudantes conscientes, críticos e capazes de lutar pelos direitos individuais e coletivos.

Serviço

I Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis das Escolas Públicas Estaduais do Ceará

Data: 07 de Junho de 2018 (quinta-feira)

Hora: 8 às 18 horas

Local: Centro de Eventos de Fortaleza – Av. Washington Soares, 999.