Comemoração dos 25 anos da ESP/CE tem início com entrega de Selo pelos Correios

12 de junho de 2018 - 11:42 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) completa, no dia 22 de julho, 25 anos de funcionamento e, para iniciar as comemorações, a ESP será condecorada pela Agência de Correios com o Selo 25 anos no próximo dia 13, a partir das 13h45, no Centro de Eventos do Ceará

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de junho, a ESP/CE participará da programação oficial do 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família: em Defesa do SUS e da Estratégia Saúde da Família (ENESF 2018). Durante a solenidade de abertura do evento, a ser realizada na tarde da quarta-feira, 13, no Centro de Eventos do Ceará, a instituição, que comemora seus 25 anos no dia 22 de julho de 2018, será homenageada com a entrega do “Selo 25 anos ESP/CE”. A homenagem, prestada pelos Correios do Ceará, marcará o início das comemorações desse importante marco.

Na ocasião, o superintendente Estadual dos Correios no Ceará, Érico Jovino Sales realizará a entrega do selo e do carimbo personalizado alusivos ao Jubileu de Prata da ESP/CE à cinco autoridades do Estado: Camilo Sobreira de Santana, governador do Estado do Ceará; Ciro Ferreira Gomes, ex-ministro e ex-governador do Ceará; Henrique Jorge Javi de Sousa, secretário de Saúde do Estado do Ceará; Isabel Cristina Cavalcanti Carlos secretária Adjunta da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará; e Salustiano Gomes de Pinho Pessoa, superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará. O selo lançado oficialmente durante a cerimônia, simboliza o marco da trajetória histórica da ESP na saúde pública do Estado do Ceará e será usado nas correspondências de uma das unidades dos Correios no Ceará por um período de 30 dias. Logo em seguida, comporá o acervo do Museu Nacional dos Correios em Brasília.

O superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, ressaltou a importância desse marco para a sociedade, destacando o compromisso da Escola com a capacitação permanente dos profissionais de saúde, com a melhoria contínua do serviço de saúde e a orientação adequada à população sobre os cuidados com a saúde. Para o gestor, o desejo é o de que “a ESP/CE continue avançando nos seus objetivos e tornando realidade suas ideias inovadoras, perpetuando, assim, sua história, já permeada de extremo sucesso”.
1º ENESF

Durante os três dias do ENESF, a ESP/CE comporá a programação científica e cultural do evento com a realização da VII Expoesp. Em sua sétima edição, a mostra científica visa promover uma discussão sobre temas importantes para o sistema de saúde, utilizando diversas estratégias de divulgação do conhecimento como conferências, painéis, mesas redondas e apresentação de temas livres.

Ao todo, foram submetidos 419 trabalhos para as três modalidades do evento: I Mostra de Vigilância em Saúde, III Mostra de Residências em Saúde e a VI Mostra de Saberes da Educação Profissional da ESP/CE. Desse total, 335 trabalhos foram aprovados e serão apresentados durante os três dias do encontro.

Desde 2005, a mostra busca oportunizar um espaço para divulgação e troca de experiências da produção técnica e científica dos alunos da ESP/CE, do seu corpo técnico, dos profissionais e pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa e da rede de atenção à saúde do Ceará e do Brasil.

O 1º Enesf está sendo organizado pelos Governo do Estado do Ceará por intermédio da Secretaria da Saúde, Ministério da Saúde através da Fundação Oswaldo Cruz e do Conselho Estadual de Saúde do Ceará em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, Escola de Saúde Pública do Ceará, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia, Centro Universitário Christus e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.