Jovens do Primeiro Passo trocam experiências em ação de lançamento do programa

15 de junho de 2018 - 16:11 # # #

Carlos Gibaja e José Wagner - Fotos

Jovens com vidas transformadas por capacitação e abertura de oportunidades adentraram, nesta sexta-feira (15), no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial para o lançamento oficial das atividades do projeto Primeiro Passo em 2018. Recepcionados pelo governador Camilo Santana, cerca de 500 aprendizes e estagiários trocaram experiências sobre o projeto, destacando o poder transformador que o ingresso orientado em diversos campos profissionais proporcionou dentro de suas realidades sociais.

A programação do evento envolveu apresentações culturais, depoimentos de empresários parceiros, jovens que já passaram pelo projeto anos atrás, além do bate-papo direto, no formato perguntas e respostas, com o chefe do Executivo.

Coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o Primeiro Passo capacita e cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, oriundos da rede pública de ensino, somando, nos últimos três anos, 19.910 qualificados em todo o Estado.

Camilo Santana destacou que o projeto é uma grande política de prevenção no combate à violência no Estado, afastando a juventude dos caminhos da criminalidade e garantindo perspectivas de estudo e desenvolvimento para cearenses que vivem em áreas de extrema vulnerabilidade social.

“Essa é uma política que tem trazido grandes resultados. Ela tem um papel social importante por dar oportunidade a jovens de escolas públicas a terem a experiência do primeiro emprego, do espaço em estágio, do aprendizado, principalmente jovens que vêm de locais mais pobres e áreas vulneráveis. Ao participarem do Primeiro Passo, muitos passam a ser contratados por empresas, e órgãos do Estado. É uma capacitação que muda a vida de cearenses e transforma a nossa sociedade. Queremos fortalecê-la e inová-la cada vez mais”, disse.

Também participaram do encontro com os jovens do programa a primeira-dama Onélia Santana, a vice-governadora Izolda Cela e o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Francisco Ibiapina.

Caminho de aprendizado

Em 2018, o Primeiro Passo disponibiliza 15.120 vagas para capacitação por todo o Estado, distribuídas em suas diversas linhas de ação – Jovem Estagiário (jovens de 16 a 21 anos), Aprendiz (entre 16 e 22 anos), Bolsista (15 a 29 anos) e Empreendedor Criativo (15 e 29 anos) e Transformando Vidas. Deste número, são 2.420 vagas para estagiário, 4 mil vagas para aprendiz, 5.500 vagas para bolsista (+ 1.200 vagas para o Projeto Transformando Vidas), e 2.000 vagas para empreendedor criativo.

Há três meses como aprendiz da Secretaria da Saúde, a aprendiz Andreina Rodrigues, 18, comemora um período rico em experiências diárias, recebendo de seus colegas orientações e dicas sobre a rotina de trabalho que a motivam a novas capacitações e seguir, futuramente, na área da Saúde como profissional contratada.

“Meu sonho é ser nutricionista. Na Secretaria tenho aprendido muito e quero continuar aprendendo. O Primeiro Passo é uma iniciativa muito importante porque abre nossa cabeça para um mundo de possibilidades profissionais”.

Ação que dá frutos

O momento de acolhimento dos participantes do Primeiro Passo contou com muitas histórias de superação, testemunhos de estagiários que hoje estão empregados e em pleno desenvolvimento profissional, além da palavra de gestores públicos acerca da importância da manutenção e intensificação da política pública no Estado.

Para o titular da STDS, Francisco Ibipina, o Primeiro Passo é a oportunidade de qualificação dos jovens sem descuidar da permanência dele na escola. “É um projeto que casa escola com qualificação. Usa a escola como um instrumento onde o jovem pode, através do estágio, complementar as atividades da escola nas empresas, ou através da aprendizagem ter o crescimento na vida profissional. O programa faz a inserção de forma adequada do jovem no mercado do trabalho, assegurando ele na escola com a conclusão dos estudos”.

A vice-governadora Izolda Cela acredita que a melhor coisa é ouvir diretamente dos aprendizes e estagiários sobre o poder de alcance dessa política. Uma ação que dá frutos para a sociedade cearense, segundo ela enfatizou. “Eles relatam experiências que dimensionam o valor de uma boa política pública. Ouvir o que pode acontecer de bom na vida de um jovem em função de uma boa oportunidade é o que o poder público precisa. Cada vez mais precisamos nos sintonizar e fazer todo o esforço para direcionar essas ações, que são potentes, para mudar realidades”.

Ouça

O governador Camilo Santana destacou os resultados que o programa apresentou na inserção de jovens no mercado de trabalho.

Para o titular da STDS, Francisco Ibipina, o Primeiro Passo é a oportunidade de qualificação dos jovens sem descuidar da permanência dele na escola.

A vice-governadora Izolda Cela acredita que a melhor coisa é ouvir diretamente dos aprendizes e estagiários sobre o poder de alcance dessa política. Uma ação que dá frutos para a sociedade cearense, segundo ela enfatizou.