Roda de conversa com gestantes esclarece sobre gestação no HGCC

22 de junho de 2018 - 16:57 # #

Assessoria de Comunicação do HGCC - ascom@hgcc.ce.gov.br
85 3101.5323

“Quando a gente escuta as orientações de alguém que é profissional, fica tudo mais tranquilo”. É assim que Silvelane Santos de Moura Chagas, gestante de 29 semanas, resumiu a sensação de participar da roda de conversa no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará. A atividade é realizada a cada quinze dias para as pacientes internadas em observação e que ainda vão dar à luz. Desde o dia 8 de junho, Silvelane está na Casa da Gestante do HGCC. Ela é natural de Baturité e está em acompanhamento no hospital por causa de problemas renais.

Silvelane é mãe de três meninas e está à espera do primeiro menino, que se chamará Ezequiel. Ela tinha dúvidas em relação à intensidade das dores. Para ela, a gestação de um menino deveria ter menos dores do que a de uma menina. Na roda, Silvelane ficou sabendo que isso é mito e que as dores são as mesmas, mas cada parto é único e tem suas próprias características, independente do sexo da criança. “Aqui a gente tem um acompanhamento maior. A gente tem noção de tudo. Em outros hospitais a gente não tem isso. Já fiquei internada em outra maternidade e me senti abandonada”, diz.

Durante a atividade, sentada ao lado de Silvelane, Maria Delane Ramos era uma das mais participativas. Ela reside em Fortaleza e chegou ao HGCC no dia 10 de junho, onde tem recebido um acompanhamento mais intensivo devido ao rompimento de uma membrana. Mãe de primeira viagem, Delane está com 35 semanas. Ela destaca que com as rodas de conversa conseguiu entender sobre a dilatação e como deve ser o comportamento na hora do parto. “Eu achei muito interessante pelo fato de explicarem tudo com clareza, com detalhes. Eu pensava diferente e agora já tenho outra noção”, explica. Para ela, alguns dos benefícios da Casa da Gestante são o aprenzidado, como se alimentar melhor, de maneira mais saudável, e o atendimento humanizado do Hospital César Cals, que estimula o apoio da família. “Temos a visita em um tempo maior, o que nos ajuda a passar por este momento”, comemora.

Humanização

As rodas de conversa com as gestantes é uma atividade desenvolvida com os residentes de enfermagem obstétrica e abordam temas e assuntos voltados para a gestação, parto e pós-parto, por meio de uma linguagem acessível, lúdica, esclarecedora para uma melhor compreensão de todas as etapas. É uma ação que faz parte da Política Nacional de Humanização (2003) e promove a escuta qualificada para o envolvimento do paciente, além de oferecer todas as informações sobre a fisiologia do trabalho de parto, para maior segurança à gestante. E ainda é uma ação integrante das diretrizes da Rede Cegonha.

Emanuele Gomes Falcão, preceptora da residência, explica que a maioria das mães tem curiosidade quanto ao trabalho de parto, a dor na hora do nascimento do filho. “Elas querem realmente saber o que vão passar na hora do parto”, diz a enfermeira. Uma das residentes participantes diz que a experiência da atividade é positiva para ela e para as gestantes. “A roda de conversa tem o intuito de esclarecer todas as dúvidas delas, através de uma abordagem mais simples”, fala Mayula Mirely dos Santos.