Areninha leva esporte e lazer a Crateús

27 de junho de 2018 - 09:59 # # # # #

Tiago Stille - Fotos

Foi em clima de descontração, famílias alegres com a novidade na cidade e, claro, muito futebol embalado pela emoção véspera de um jogo do Brasil na Copa do Mundo, que Crateús recebeu a sua Areninha na noite desta terça-feira (26). Trata-se do 11° equipamento inaugurado pelo Governo do Ceará no Interior. O governador Camilo Santana esteve no município, do Sertão de Crateús, onde participou do seu já tradicional “racha” com outras lideranças e moradores da região.

“Sou tão fã do projeto Areninha que resolvi levá-lo para todas as cidades do Interior. Esse equipamento é fruto de uma parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Crateús. Aqui é um campo bonito, com grama sintética, vestiário, iluminação. Mas aqui é mais do que um campo de futebol. Aqui terão projetos sociais, escolinhas de futebol para as crianças. É importante também para descobrir novos talentos. E gosto de inaugurar jogando em cada uma delas, visto o uniforme e tenho feito gols”, disse o governador, que viu o seu time sair vencedor pelo placar de 2 a 1.

A Areninha de Crateús, localizada no bairro Campo Velho, no loteamento Morada dos Ventos II, foi construída pelo Governo do Ceará em parceria com a Prefeitura. O investimento total foi de R$ 1,5 milhão, sendo 80% oriundo do Tesouro Estadual e 20% de contrapartida do Município.

O armador de ferragens Luciano Alves de Carvalho levou o filho, o pequeno Antonio Isac, para conferir o campo e olhava encantado com a possibilidade de ali jogar no futuro. “Estamos muito felizes com essa Areninha, pois era um sonho antigo doa moradores. É muito bom atingir os objetivos. Meu filho ama futebol e ele mal vê a hora de entrar logo lá para dar os primeiros toques na bola”.

Além de Crateús, até o momento, Sobral, Limoeiro do Norte, Maranguape, Juazeiro do Norte, Russas, Pacatuba, Caucaia, Cascavel, Crato e Camocim já receberam o equipamento.

O secretário de Esportes, Euler Barbosa, falou sobre o cunho social das Areninhas. “Trata-se de uma política vencedora. Hoje estamos entregando a décima primeira do Estado, mas cada município vai receber a sua. E o mais importante é que não entregamos só o equipamento. A Sesporte desenvolve uma série de programas, contamos com vários monitores nas Areninhas. Assim a gente inaugura uma rede de esportes jamais vista na história do Ceará”.

Areninhas no Interior

São 49 localidades e investimento superior aos R$ 100 milhões. Os municípios contemplados são: Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati (Sede e Canoa Quebrada), Barbalha, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia (duas areninhas), Crateús, Crato (duas areninhas), Eusébio, Granja, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte (duas areninhas), Limoeiro do Norte, Maracanaú (duas areninhas), Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tianguá, Trairi e Viçosa do Ceará.

Areninhas Tipo 2

O Governo do Ceará vai construir ainda 160 areninhas tipo 2, com estrutura menor do que as areninhas, similares aos campos society, para os municípios que não vão receber o módulo completo das Areninhas. Serão 140 equipamentos para cidades da RMF e Interior e 20 para a Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

Juntos Por Fortaleza

Já a ação Juntos por Fortaleza, outra parceria do Governo do Ceará com a Prefeitura de Fortaleza, promove a construção de 16 novas areninhas na Capital.