Partida festiva marca inauguração da Areninha de Itaitinga

4 de julho de 2018 - 10:14 # # #

Tiago Stille - Fotos

O Governo do Ceará entregou na noite desta terça-feira (3), na cidade de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza, a décima terceira Areninha para o interior do Estado. O equipamento construído na rua 4 de Julho, no bairro Barrocão, já apresenta aos moradores os efeitos do sucesso que esse equipamento leva aos lugares onde é instalado.

“Gosto de bater uma bolinha, meu enteado de 14 anos também, ele vai até participar da escolinha que vai ter aqui, o sonho de ser jogador profissional se tornou uma realidade”, lembrou o morador Marcos Pontes.

A Areninha é uma ferramenta de inclusão para crianças, jovens e adultos que praticam o esporte, e também um espaço de socialização para quem mora nas proximidades do lugar, mais iluminado, com urbanização e segurança, o bairro se transforma em ponto turistico também. “De longe dá para ver a areninha, virou referência para quem visita e principalmente para quem mora perto dela, iluminada e agora com movimento de pessoas o tempo todo”, comemorou o motorista Glaydson Lima.

O governador Camilo Santana, acompanhado do prefeito Abel Rangel, descerrou a placa de inauguração no centro do gramado, ao lado da população que teve acesso ao campo e pode ver de perto toda a estrutura com grama sintética, arquibancadas, vestiários, iluminação e espaço para ambulantes. Para o governador, o local pode se transformar em uma fábrica de craques e de cidadãos. “A Areninha é um espaço que será utilizado por toda comunidade, daqui podem nascer muitos craques, porque aqui vão funcionar escolinhas de futebol, com apoio do governo e da prefeitura. A comunidade tem que tomar conta da Areninha, a Areninha é do povo”, lembrou o chefe do Executivo.

A areninha de Itaitinga segue os padrões das demais, desde o investimento de R$ 1,5 milhão, sendo 80% do Estado e 20% de contrapartida do município até a estrutura. Crateús, Sobral, Limoeiro do Norte, Maranguape, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Russas, Pacatuba, Caucaia, Cascavel, Crato e Camocim já receberam o equipamento. O investimento total é da ordem de R$ 100 milhões, financiados com recursos do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares).

O Jogo

Mantendo a tradição das inaugurações das areninhas, teve bola rolando em uma partida inaugural para uma torcida empolgada. Camilo Santana e o prefeito Abel Rangel reuniram moradores e servidores em um jogo animado, com o placar de 4 a 1 para o time do Governo, que segue invicto nas inaugurações.

Areninhas

Serão instaladas areninhas nos municípios de Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati (Sede e Canoa Quebrada), Barbalha, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Canindé, Caucaia (mais uma), Crateús, Crato (mais uma), Eusébio, Granja, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipu, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte (duas unidades), Limoeiro do Norte, Maracanaú (duas unidades), Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Santa Quitéria, Sobral, Tauá, Tianguá, Trairi e Viçosa do Ceará.

Além das areninhas, que possuem dimensões oficiais de um campo de futebol, o Governo do Ceará vai construir ainda mais de uma centena de campinhos, com tamanho inferior, similar aos campos society. Serão beneficiados os municípios não contemplados com areninhas. Na Capital, o programa Juntos por Fortaleza, parceria do Estado e Município, vai construir mais 16 areninhas.