São José: nova etapa do projeto define metas e objetivos com o Banco Mundial

25 de outubro de 2018 - 17:32 # # #

André Gurjão - (85) 99809.5047

Projeto São José IV deve contar com um empréstimo de U$S 100 milhões, assegurados pela instituição financeira, e com contrapartida do Governo do Ceará de U$S 50 milhões

Uma equipe formada por técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Banco Mundial conclui hoje (25) e amanhã, em Fortaleza, as diretrizes da quarta etapa de um dos principais eixos de ação do Governo do Ceará para agricultores familiares do Estado. A etapa final de definição do Projeto São José IV contou ainda com a contribuição de movimentos sociais do campo, que participaram de debates no início desta semana, e da avaliação de projetos executados pela Secretaria no Cariri e no Sertão Central.

O PSJ IV deve contar com um empréstimo de U$S 100 milhões, assegurados pela instituição financeira, e uma contrapartida de U$S 50 milhões do Governo Ceará. Após a aprovação do empréstimo pelo Governo do Ceará e da Assembleia Legislativa, a SDA ainda aguarda uma reunião de negociação, envolvendo as esferas da administração federal e estadual junto ao Banco Mundial, e a aprovação do empréstimo pelo Senado Federal para dar início à nova etapa do projeto. A orientação do governador Camilo Santana, informa o secretário De Assis Diniz, é acelerar a preparação da documentação para dar início à quarta etapa entre março e abril de 2019.

“Já no esboço da nova etapa do Projeto São José o que percebemos é o amadurecimento do quadro técnico da SDA e o diálogo que nasceu entre as coordenadorias, trazendo como meta o aprimoramento das tecnologias e o fortalecimento da industrialização e da comercialização. É um documento escrito a muitas mãos e que, como toque final, agrega a participação dos técnicos do Banco Mundial à digital do trabalhador da homem e da mulher do campo”, avalia o secretário Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz.

Uma das novidades do Projeto São José IV é o aproveitamento da expertise do quadro de funcionários da Ematerce na assistência técnica. De acordo com o coordenador da Unidade de Gerenciamento do Projeto São José, Lafayete Almeida, no eixo inclusão econômica estão previstos investimentos em projetos produtivos nos setores da: ovinocaprino, bovinocultura leiteira, apicultura e suporte forrageiro, além de apoio à industrialização e comercialização dos produtos dos pequenos produtores rurais.

Em paralelo, o eixo abastecimento d´água e saneamento rural traz como preocupação a instalação de sistemas que levem em consideração a existência de mananciais ou de águas profundas (poços artesianos) que garantam o fornecimento d´água em quantidade e qualidade para as famílias atendidas. “Hoje (26), estamos fazendo o detalhamento das ações, os fluxos de investimento dos projetos produtivos e criando critérios de priorização para os projetos investimentos de abastecimento e de saneamento básico rural e também definindo melhor as áreas de atuação do projeto, de que forma a execução estará mais integrado e coesa e que venha melhorar as condições de renda e de vida”, conclui Lafayete.

Participam da elaboração da quarta etapa do Projeto São José, pelo Banco Mundial: a economista agrícola Bárbara Farinelli; o co-gerente de projetos do Banco Mundial, Maurício Guadagni e o especialista em projetos Guzzman Garcia. Além destes, a especialista em Saneamento, Juliana Garrido, e a especialista social, Julia Navarro. Além destes, os consultores do Banco Mundial, Wilson Rocha e Ditmar Afonso; e o economista da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Jean Risopolos.

Pela SDA, participam o secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), De Assis Diniz; o coordenador do Projeto São José, Lafayete Almeida; a supervisora de Fortalecimento Institucional do Projeto São José, Karina Holanda; o supervisor de Cadeias Produtivas, Raimundo Félix; o gerente de aquisições, Ilo Cavalcante; e o supervisor de sistema de abastecimento d´água, Jânio Menezes; dentre outros técnicos do projeto.

Por fim, o presidente e do diretor técnico da Ematerce, Antônio Amorim e Itamar Lemos; a coordenadora da Agricultura Familiar (Codaf /SDA), Neyara Araújo; o coordenador de Cadeias Produtivas (Coape /SDA), Márcio Peixoto.