Escola Jenny Gomes promove evento pedagógico e cultural como preparação final para o Enem

31 de outubro de 2018 - 17:01 # # #

Assessoria de Comunicação da Seduc

Pelo sexto ano consecutivo, a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Jenny Gomes, que compõe a rede pública estadual de ensino em Fortaleza, promove programação especial nos dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o objetivo de incrementar a preparação dos alunos para as provas, utilizando metodologia dinâmica e interativa. A ação será realizada nesta quinta-feira (1º), das 8h às 15h30, e contemplará na programação aulas de redação, matemática e atualidades, além de palestras motivacionais e apresentações culturais. O secretário Rogers Mendes participará da abertura do evento. As provas do Enem serão realizadas nos dois próximos domingos, dias 4 e 11 de novembro.

O “JG Rumo à Universidade”, como é chamado o evento, marca a conclusão do Projeto Pedra de Roseta, que teve início na escola no ano de 2013. A iniciativa tem o intuito de reforçar a preparação dos estudantes desde a 1ª série do Ensino Médio para o Enem. Pela proposta, quem tem mais conhecimento em determinada disciplina, ensina a quem sabe menos. Tendo como base a aprendizagem cooperativa, os jovens trocam ideias, estudam em grupos e, assim, todos aprendem mais.

“Neste último evento do projeto antes do Exame, encerramos a preparação de nossos estudantes dando ênfase à motivação e à autoestima, fatores que entendemos como determinantes para o bom desempenho nas avaliações”, aponta o diretor da escola, Marcos Bezerra.

O índice de aprovação dos alunos da Escola Jenny Gomes no Ensino Superior, incluindo universidades públicas e privadas, saltou de 132, em 2016, para 151 em 2017, de um total de 199 inscritos naquele ano, representando o ingresso de 75,9% dos alunos neste nível de ensino. Em 2018, a taxa de inscrição se manteve em 100%, pelo quinto ano consecutivo. No ano passado, todos os inscritos compareceram às provas.

O Pedra de Roseta integra o Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, nesta escola, que como as demais da rede estadual, tem autonomia para elaborar atividades diferenciadas para os seus estudantes. Desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o Enem Chego Junto, Chego Bem tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes da rede pública estadual para fazer o Exame com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. O projeto começa no início do ano e só termina após o Exame, garantindo às escolas, até os dias das provas, palestras motivacionais, aulas de produção textual, fascículos e corretores de redação, no intuito de melhorar o desempenho dos estudantes.

Caravana Enem

Ao longo desta semana, até quinta-feira (1º), a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) percorre unidades de ensino da capital com a “Caravana Enem 2018”. A ação, que ocorre em parceria com as escolas, visa fortalecer a preparação e a motivação dos estudantes para os dias das provas do Exame. Na oportunidade, são feitos lembretes aos jovens do que é permitido, ou não, levar aos locais de prova, além dos documentos necessários. Também são esclarecidas dúvidas referentes ao Exame, ao SiSU, ao Programa Universidade para Todos (Prouni), ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ao Programa Educa Mais Brasil e, ainda, sobre a Certificação do Ensino Médio.

Ao todo, foram inscritos 107.188 alunos da rede estadual no Enem 2018.

Serviço:

Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Jenny Gomes
Endereço: Av. Borges de Melo, 210 – Bairro Aeroporto – em frente à Base Aérea de Fortaleza
Quando: quinta-feira, dia 1º de novembro de 2018, das 8h às 15h
Diretor da escola: Marcos Antônio Bezerra Costa