Dia Nacional da Cultura é comemorado com uma semana cheia de atividades nos equipamentos da Secult

5 de novembro de 2018 - 10:36 # # # #

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Cultura

O Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, será comemorado com uma programação especial durante a semana nos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), como o Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar, Porto Iracema das Artes e Centro Cultural Bom Jardim. Toda programação pode ser conferida no site da Secult: www.secult.ce.gov.br e nas páginas do Facebook dos equipamentos culturais.

São Luiz: Festival de Circo e novo espetáculo de Marta Aurélia

O mais novo espetáculo da cantora Marta Aurélia estará em cartaz no Cineteatro São Luiz, nesta segunda (5/11), às 19h. “Acessa” é nome do show que surge para lançar seu segundo CD homônimo.

Para quem curte cinema, o São Luiz exibe a mostra especial “02 Play” de documentários, trazendo filmes nacionais como “A Loucura Entre Nós” (2016), “Paratodos” (2016), “Cidade Cinza” (2013), “Vilanova Artigas – O Arquiteto da Luz” (2015), “Rogério Duarte, O Tropikaoslista” (2018) e “Hermógenes, Professor e Poeta do Yoga” (2015).

Na sexta-feira, dia 9/11, o São Luiz recebe a mestra da cultura do Estado Mãe Zimá, para uma apresentação no hall de entrada do cineteatro, às 12h30.

O 5º Festival Internacional de Circo do Ceará também acontece no Cineteatro São Luiz nos dias 9 e 10/11, além da sessão sonora em homenagem a Clementina de Jesus no domingo, 11/11.

Theatro José de Alencar é palco do Sesi Bonecos do Mundo 2018

O maior festival de teatro de bonecos do Brasil chega ao Theatro José de Alencar (TJA), com uma programação intensa. No dia 5/11, às 20h, será apresentado o espetáculo “Alice Live”, com os grupos mineiros Pato Fu e Giramundo. A distribuição de ingressos é gratuita e acontece a partir das 12h na bilheteria.O Sesi Bonecos do Mundo também traz mais programação até quarta-feira, 7/11, no TJA.

Nesta semana, o Theatro também recebe o Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018, com oficinas gratuitas nas áreas das artes cênicas, música e artes visuais, e seminários sobre os temas: “Arte e Educação” e “História da Arte e História da Música”. Mais informações: http://www.funarte.gov.br.

Na quarta-feira, 7/11, os mestres da cultura Stênio Diniz e Maria do Horto, de Juazeiro do Norte, se apresentam na calçada do TJA, Às 17h e 18h, respectivamente, trazendo a cultura tradicional popular para todo o público.

No sábado e domingo, acontece o espetáculo de dança “A princesa Sapo”, no palco principal. Domingo também é dia de conferir a apresentação solo da dançarina Silvia Moura, às 16h, no jardim do TJA.

No domingo, às 17h, é vez de conferir a apresentação do pianista italiano Gerardo Chimini, no programa Sala de Concerto do TJA.

Peça “Aquelas” é destaque no Dragão do Mar

A peça “Aquelas”, do grupo Manada Teatro, surgiu de uma pesquisa sobre santas populares do Cariri, com foco na misoginia e no feminicídio. Com Juliana Veras e Monique Cardoso, tem direção de Murilo Ramos e está em cartaz todas as terças-feiras, no Teatro do Dragão do Mar, às 20h.

Outra opção é conferir o Debate com Ginga, no dia 7/11, às 19, no auditório do Dragão do Mar. Realizado pela Associação Sociocultural Viva Capoeira Viva e Instituto de Educação Física e Esportes – UFC, o debate é um programa mensal que tem objetivo de promover, por meio de um ciclo de debates e palestras, diferentes reflexões acerca da Capoeira e os múltiplos aspectos que a compõem. A cada edição, diferentes convidados, entre professores, estudantes, mestres de Capoeira, alunos graduados e pesquisadores conversam sobre o tema. Nesta edição, o tema é “Africanidades: a arte de (re)existir”, com a Prof. Dr. Maria Cecília Félix Calaça.

O espetáculo musical “d’Água” do Coral e Orquestra Social da Universidade Federal do Ceará está em cartaz no teatro do Dragão do Mar e nesta semana acontece nos dias 9,10 e 11/11. O festival SESI Bonecos do Mundo também passa pelo equipamento cultural.

CCBJ apresenta Mostra Bom Jardim de Cinema

Com uma programação voltada ao público infantil, leitura, audiovisual, artes cênicas e música, o Centro Cultural Bom Jardim também reserva atividades durante toda a semana para todos os gostos. O destaque é I Mostra Bom Jardim de Cinema, que acontece às 19h, no dia 7/11, quarta-feira. A Mostra Bom Jardim de Cinema tem objetivo de exibir e debater a recente produção cinematográfica e refletir sobre os percursos formativos e desdobramentos da linguagem do Cinema no Território. Serão exibidos 3 Filmes produzindo dentro do território do Bom Jardim em formações diversas, são eles “Toca Good Garden” (2017) – Laboratório de Audiovisual Enoiz Perifa,” Fumaça da Mata” (2018) – Escola de Audiovisual do CCBJ e “Marcas” (2018) Curso Livre do Coletivo Bom Jardim Produções. Depois das exibições segue uma Roda de Conversa com os realizadores sobre o processo de cada filme/formação.

Escola Porto Iracema realiza cursos, oficinas e aulas abertas

Uma extensa programação de cursos, oficinas e aulas acontecem na Escola Porto Iracema das Artes. O minicurso “O que é um documentário?”, com o diretor João Moreira Salles, tem início na segunda, dia 5/11, no auditório do Porto. No mesmo dia também tem início o curso “Fazendo Quadrinhos do Jeito que For”, com Pedro Brandão, Natália Matos, Ricardo Lira e Márcio Moreira. As atividades são gratuitas.

Nos dias 5, 7 e 9/11, acontece a oficina de dança “Desdobramentos Solitários de Corpo Encontro”, com Vitor Colares e artistas do projeto “Intergaláctico” (Laboratório de Dança 2018), de 9h às 12h. Na terça-feira, dia 6/11, de 9h às 13h, é a vez da oficina de música “Criação e realização em canto popular”, com Suely Mesquita. As inscrições para as atividades são gratuitas, com vagas limitadas, feitas na hora, por ordem de chegada.

Também na terça-feira, 6/11, às 19h, acontece a aula aberta “Programa Ambiental Hélio Oiticica”, com Lisette Lagnado e a atividade “Com Figura – Sessão de desenho com modelo vivo”, com Renato Mendonça, às 19h30. As atividades são abertas ao público.

A Temporada Despejadas no Porto de Teatro acontece nos dias 8, 9 e 10/11, às 19h, com o Grupo Nóis de Teatro, na Sala de dança do Porto. Programação gratuita e aberta ao público. Já na sexta-feira, 9/11, às 19h, acontece a abertura da Exposição do Preamar de Artes Visuais, no Hall do Café e Pátio do Porto.