STDS capacita 800 profissionais do Programa Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz

5 de novembro de 2018 - 17:18 # # #

Assessoria de Comunicação da STDS - (85) 3101.2089 / 2099 / (85) 98878.8510
imprensa@stds.ce.gov.br

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social reúne 800 visitadores do Programa Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz, entre os dias 6 e 9 de novembro, em Fortaleza, para oficina de aperfeiçoamento dos instrumentos de trabalho (brinquedos) e fortalecimento da metodologia do Cuidado para o Desenvolvimento da Criança (CDC). Os profissionais dos 182 municípios participantes do Programa serão divididos em quatro turmas, uma por dia, com 200 participantes cada. (*Veja programação completa abaixo)

O Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz que, no Ceará, integra o Programa Mais Infância Ceará, segue promovendo o desenvolvimento infantil, priorizando gestantes e crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do Bolsa Família, e os pequenos de até 6 anos que. recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Foram registradas em todo o Estado, até outubro, 843.119 visitas realizadas pelo Programa. No mesmo período, 38.655 cearenses foram beneficiados, dos quais 31.372 são crianças e 7.283 gestantes. A meta nacional é acompanhar, aproximadamente, quatro milhões de beneficiários até o final de 2018.

Primeira Infância no Suas / Criança Feliz

Lançado em junho de 2017, no Ceará, o Programa Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz fortalece vínculos afetivos e familiares por meio do desenvolvimento humano, através do acompanhamento e evolução infantil integrais na primeira infância. Além disso, promove o acesso de gestantes, crianças e suas famílias a políticas e serviços públicos. Implementado em parceria com estados e municípios, o Programa tem como base visitas domiciliares, realizadas por equipes municipais que são capacitadas pelas equipes estaduais. O Governo Federal é responsável por disseminar a metodologia, estabelecer diretrizes e protocolos gerais e financiar essas ações.

Programação

▫ Data: 6 a 9 de novembro

▫ Local: Centro de Treinamentos e Eventos Acrópole – Rua Guilherme Moreira, 330, Bairro de Fátima

▫ Horários:

8h: Credenciamento e café da manhã

9h: Abertura – Balanço de ações

9h: Exposição Interativa

– Metodologia do Guia de Visita Domiciliar

– Cuidados para o Desenvolvimento da Criança – CDC e Dimensões

11h30: Debate

12h: Almoço

13h30: Dinâmica Quebra Gelo / Balões Coloridos para divisão da turma em 04 subgrupos

14h: Trabalho em grupo com os instrumentais e apresentação para a plenária de cada estudo de caso

– Diagnóstico da Família

– Diagnóstico da Criança

– Diagnóstico da Gestante

– Ficha de Verificação

15h: Apresentação dos trabalhos de grupos

16h30: Dinâmica de encerramento