Cearense está entre vencedores do Prêmio Professores do Brasil 2018

7 de novembro de 2018 - 11:58 # #

Jacqueline Cavalcante - Assessoria de Comunicação da Seduc
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O professor André Luiz Cyrino Oliveira, da Escola de Ensino Médio Mariano Martins, da rede pública estadual cearense, está entre os cinco vencedores da temática especial “Esporte como estratégia de aprendizagem”, do Prêmio Professores do Brasil 2018. Cada vencedor receberá um vale de R$ 5 mil para investir na escola onde trabalha e visitará o Parque Olímpico, entre outros pontos turísticos do Rio de Janeiro. A cerimônia será no próximo dia 29 de novembro, no Rio de Janeiro. Além do professor, também estará presente o diretor da Escola, Rogério Chaves de Souza.

“Vivenciando a Cultura Corporal de Movimento no Ensino Médio” é o título do relato inscrito na premiação. A ação tem o objetivo de possibilitar e estimular a cada aluno e aluna do Ensino Médio, das diversas formas possíveis, a reflexão sobre o corpo e suas potencialidades de mover-se no mundo. Conforme o professor André Cyrino, o texto fala do ano de 2017, mas é fruto de um trabalho que vem sendo continuamente construído desde 2014, ano em que deu início ao magistério após ingressar via concurso na rede pública estadual. “Com o apoio singular e inigualável do núcleo gestor da escola, tanto político, administrativo como financeiro, pude implementar gradualmente modificações curriculares que buscassem atender ao objetivo já proposto”, explica o professor.

A iniciativa é realizada com as 20 turmas de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, nos três turnos (manhã, tarde e noite). A ideia principal do educador não é a de que o estudante conheça cognitivamente uma manifestação da Cultura Corporal de Movimento, mas que efetivamente a vivencie com seu corpo o máximo possível.

Para isso, André Cyrino dividiu os conteúdos da Cultura Corporal de Movimento por bimestres para desenvolvimento da ação da forma mais completa possível. Há dois bimestres, por exemplo, para os jogos e os esportes populares e de massa; coletivos e individuais; de oposição, de marca, de rede divisória e diálogos relacionados (diferenças, semelhanças, importância na vida social e afetiva, técnicas individuais, tática e a equipe, esportivização, opressões no jogo e no esporte etc.). Nos outros bimestres, os alunos vivenciam atividades relativas às demais temáticas abordadas na disciplina, como ginástica, danças, lutas e aventura.

A estratégia tem alcançado bons resultados. A taxa de participação dos alunos e alunas nas aulas gira em torno de 80% . “Isso se dá de forma totalmente voluntária, sendo a participação não identificada por meio de recompensas na nota. Busco estimular nos alunos e alunas uma experiência substancial com a Educação Física, onde o processo seja mais importante que o produto”, frisa.

O professor divide sua conquista com todos os atores da comunidade escolar do Mariano Martins, com a Universidade Federal do Ceará, responsável por sua formação acadêmica, e com seus familiares.

 

Sobre o Prêmio

Em sua 11ª edição, o Prêmio Professores do Brasil busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. É uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) juntamente com instituições parceiras.