ODP.Ceará é apresentado durante I Encontro Internacional de Observatórios

7 de novembro de 2018 - 16:55 # # # #

Assessoria de Comunicação da CGE-CE - (85) 3101.3474
comunicacao@cge.ce.gov.br

O evento, que aconteceu nesta quarta-feira (07), contou com a participação representantes de 12 Observatórios públicos e privados

Buscando apresentar as atividades desenvolvidas pelo Observatório de Despesas Públicas do Estado do Ceará (ODP.Ceará), a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participou, nesta quarta-feira (07), do I Encontro Internacional de Observatórios: Cidades, Governança, Controle Social e Gestão Pública. Realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/CE), em parceria com o Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), o evento promoveu a disseminação de conhecimentos e troca de experiências sobre a atuação dos observatórios.

Participando do painel “Gestão Pública e Controle Social”, o coordenador de Ações Estratégicas da CGE, Marcelo Monteiro, apresentou a estrutura do ODP.Ceará, seu funcionamento e suas principais produções. “Desde que foi instituído, o Observatório da Despesa do Ceará vem realizando uma série de atividades voltadas para subsidiar a tomada de decisões para melhoria da aplicação dos recursos públicos”.

“O ODP.Ceará já realizou atividades voltadas para o estudo de compras, estudos de servidores, monitoramento de incidência dos órgãos e entidades estaduais no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), suporte às atividades de auditoria interna e inspeção e desenvolvimento de painéis de informação”, destacou.

Além do ODP.Ceará, o I Encontro Internacional de Observatórios contou com a participação de 11 representantes de observatórios de instituições públicas e privadas, que compartilharam suas experiências e produtos de trabalho.

Saiba mais

O ODP.Ceará foi criado em 2016, em parceria com o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), com objetivo de contribuir para o aprimoramento do controle interno e funcionar como ferramenta de apoio à gestão pública.