Semana da Prematuridade do Hospital César Cals começa segunda-feira (12)

7 de novembro de 2018 - 14:06 # # # #

Secretaria da Saúde

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará, realizará entre os dias 12 e 14 de novembro, a Semana da Prematuridade. Trata-se de uma ação conjunta com as equipes da Estratégia QualiNEO e da Residência Multiprofissional, em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, comemorado em 17 de novembro. A abertura será na segunda-feira (12), às 8 horas, no jardim da capela do hospital.

O objetivo da Semana da Prematuridade do HGCC é sensibilizar profissionais e usuários do serviço quanto ao tema Prematuridade, homenagear famílias e bebês prematuros egressos do HGCC e promover o reconhecimento dos profissionais envolvidos nos cuidados dos bebês prematuros e seus familiares.

No primeiro dia, a acolhida abordará o tema “A vivência da prematuridade: da internação ao pós-alta”, com a pediatra Ana Paula Constâncio. Haverá um momento de incentivo à doação de leite materno e orientação sobre a importância do aleitamento e uma homenagem aos bebês prematuros egressos, com desfile e entrega do certificado “Pequenos no tamanho, gigantes no amor”.

Na terça-feira (13), duas rodas de conversa acontecerão na sala de videoconferência. Uma será às 9 horas, com o tema “As repercussões dos cuidados ao bebê do período de internação ao pós-alta”, e outra às 10h15min, “A prevenção do parto prematuro”. Na quarta-feira, 14, às 8 horas, os profissionais da Neonatologia do HGCC serão homenageados no jardim da capela do hospital.

Anualmente, 15 milhões de crianças nascem prematuras no mundo. A taxa de prematuridade no Brasil está estimada em 11,5% do total de nascimentos, cerca de 345.000 crianças do total de 3 milhões de nascimentos. Os pré-termos tardios representam a grande maioria dos prematuros, em torno de 74% do total, seguido pelos menores de 32 semanas (16%) e de 32-33 semanas (10%), de acordo com o Projeto Nascer no Brasil.

Referência

Na rede pública do Ceará, o Hospital César Cals é referência no Método Canguru, em assistência materno-infantil. Hospital terciário, o HGCC é o mais antigo do Governo do Ceará, com 90 anos. É credenciado na Iniciativa Hospital Amigo da Criança e referência em Banco de Leite Humano com atendimento 24 horas. De janeiro a setembro deste ano, o Hospital César Cals realizou 3.142 partos, 1.467 internações na neonatologia e atendeu 1.227 prematuros.