Alunos cearenses disputam o primeiro dia de competição dos Jogos Escolares da Juventude 2018

14 de novembro de 2018 - 09:57 # # # #

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte

As modalidades Vôlei de Praia e Xadrez avançaram para a próxima fase do certame

A maior competição escolar do Brasil começou. Os alunos-atletas da delegação cearense disputaram nesta terça-feira (13), os Jogos Escolares da Juventude 2018, em Natal/RN.

No primeiro dia de competições, das categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos, o Estado do Ceará se destacou nas modalidades do Vôlei de Praia (masculino e feminino) e Xadrez (feminino), avançando para a próxima rodada do certame.

Cerca de 70 estudantes participaram de provas acirradas pela tão sonhada vaga na final das seguintes modalidades: Ciclismo, Ginástica Rítmica, Natação, Vôlei de Praia, Tênis de Mesa e Xadrez.

Visita do Ministro do Esporte

Um dos locais de competição, o Centro de Convivência do evento, localizado no Centro de Convenções de Natal, recebeu a visita do ministro do Esporte, Leandro Cruz, onde conheceu as instalações na qual os atletas fazem as refeições, interagem e participam das atividades culturais e educativas.

“As instalações estão fantásticas, do ponto de vista de alimentação, do entretenimento aos atletas, do espaço apropriado para competirem efetivamente nos Jogos Escolares. Está de parabéns o COB, o Governo de Estado do RN, sem dúvida ganha o esporte de base, e os atletas do futuro que já são atletas do presente”, afirmou Leandro Cruz. “Nos Jogos Escolares estamos construindo de fato a próxima geração de atletas de alto rendimento do esporte brasileiro. É aqui que há muitos anos se revelam grandes talentos. Um palco para que eles comecem a pegar o gosto do que são as competição em alto nível, de pressão, um baluarte do esporte brasileiro. Parabéns ao COB por abraçar essa ideia e garantir a continuidade do projeto”, completou o Ministro.

A etapa nacional segue até o dia 25 de novembro e terá 14 modalidades em disputa: basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.

Jogos Escolares da Juventude

Considerado o maior celeiro de atletas olímpicos do país, onde revela novos talentos para o esporte brasileiro a cada edição, os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com aval do Ministério do Esporte.