Homeopatia ajuda crianças no acompanhamento hospitalar

19 de novembro de 2018 - 11:00 # # # # #

Diana Vasconcelos - Assessoria de Comunicação do Hias

Em 21 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Homeopatia. O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, há cinco anos, adotou a homeopatia como prática no atendimento em seu ambulatório de especialidades e já colhe resultados. Nesse período, cerca de 600 pacientes, entre crianças e adolescentes, fizeram tratamento homeopático no Albert Sabin. “E o objetivo é crescer ainda mais”, afirma a pediatra homeopata do Hias, Leila Verônica Albuquerque.

Entre as crianças atendidas está a pequena Isadora Clemente Rodrigues, 10, que é paciente do Hospital Albert Sabin desde o nascimento. Devido a um diagnóstico de sopro no coração e a onfalocele, que é uma má-formação na parede abdominal em que os órgãos, localizados dentro do corpo, ficam para fora do abdômen, Isadora já era acostumada com a rotina hospitalar e acompanhamento ambulatorial. Mas, ao ser agendada para cirurgia de correção do problema congênito, passou a sofrer com a ansiedade.

“A cirurgia foi agendada para o fim de julho. E aí ela começou a ficar muito nervosa. Não dormia, não tinha apetite, estava sempre muito ansiosa”, conta a mãe, Gleice Clemente Rodrigues, complementando, “foi quando, no Sabin mesmo, nos encaminharam para a médica homeopata. E foi diferente do que eu esperava. Ela conversou muito com a Isadora. Íamos uma vez por mês e ela adaptava a medicação para minha filha tomar, era sempre remédio natural e deu muito certo, ela começou a relaxar”.

Isadora foi operada e já retomou os estudos. “Ela estudava, mas sempre sentia muitas dores, tinha que ter sempre muito cuidado, ela acabava faltando algumas vezes a escola. Agora, ela já está bem melhor. Ainda não faz esportes porque tem de esperar seis meses para recuperação completa. Mas ano que vem, ela vai sim”, fala Gleice, entusiasmada. Isadora também deve concluir o tratamento homeopático ainda em 2018.

Segundo a pediatra e homeopata Leila Verônica, a prática consiste em ouvir e tratar o indivíduo e não somente os sintomas. “Trata-se de uma medicina individualizada e menos agressiva. Duas pessoas podem ter a mesma alergia, mas o que desencadeia essa alergia pode ser diferente e o que ajuda cada um deles também”, afirma, explicando que assim foi o tratamento de Isadora, conhecendo “suas necessidades individuais”.

Ambulatório

O atendimento do ambulatório do Hospital Infantil Albert Sabin é multidisciplinar e há 30 especialidades médicas diferentes. A integração profissional, segundo Leila Verônica, não só facilita como aperfeiçoa a atuação da homeopatia e das demais práticas. “Avalio de forma positiva a homeopatia no hospital e quanto mais crescer, melhor”, diz.

O ambulatório de homeopatia do Albert Sabin acontece todas as terças-feiras. Os pacientes são todos encaminhados pelas demais especialidades existentes na unidade hospitalar. “Recebemos pacientes da psiquiatria, psicologia, gastro, enfim, dá para atuar de forma bastante ampla e temos colhidos bons resultados. As crianças, de uma maneira geral, reagem bem ao acompanhamento”, explicou a médica.