Governo do Ceará certifica gestões municipais que mais se destacaram nas políticas ambientais

20 de novembro de 2018 - 17:28 # # #

Assessoria de Comunicação da Sema - (85) 3101.1235 / comunicacao@sema.ce.gov.br

Realizada a cada dois anos, o Selo Verde e Praia Limpa são programas de governo que avalia e reconhece os municípios que buscam a sustentabilidade.

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) divulga os resultados do Programa Selo Município Verde (PSMV) e Certificação Praia Limpa, nesta quarta-feira (21), às 15hs, durante solenidade no Auditório do Iate Plaza Hotel, na Av. Beira Mar, 4573, bairro Mucuripe, em Fortaleza. De acordo com as avaliações técnicas, 24 municípios, sete na categoria B e 17 na categoria C, serão certificados na 12ª edição do PSMV. Já o Praia Limpa, em sua 4a edição, concede a certificação para dez praias, distribuídas em sete municípios do Estado.

Para o secretário Artur Bruno, é um reconhecimento do Governo do Estado, aos municípios que “realmente estão fazendo a diferença” na área ambiental. “Entregue de dois em dois anos, o Selo Verde certifica as gestões que mais se destacaram nas políticas ambientais. Podemos traduzir o resultado da avaliação do PSMV como um Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) do município.”, afirma Bruno. Os 24 municípios classificados receberão da SEMA a Certificação e a Premiação Selo Município Verde.

Classificados

Na Categoria B estão classificados os seguintes municípios: Barreira, Brejo Santo, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Novo Oriente e Sobral. Na categoria C: Acaraú, Acopiara, Bela Cruz, Crato, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Icapuí, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Nova Olinda, Nova Russas, Pacatuba, Piquet Carneiro, Várzea Alegre.

“Também estaremos premiando aqueles municípios que estão tratando bem as suas praias. Seja na área de limpeza, de gestão e conservação da natureza”, continua explicando o secretário. “As dez praias classificadas e que aderiram voluntariamente ao programa irão receber um selo de qualidade atestando as condições de higiene / limpeza, segurança e conservação exigidas pelo programa, dentro de critérios estabelecidos, conforme a legislação”, encerra.

O resultado final das praias classificadas e que serão cerificadas na categoria Estrelas do Mar ficou assim: Porto das Dunas e Prainha em Aquiraz; Barra Nova, Balbino e Águas Belas, em Cascavel; Cumbuco em Caucaia; Praia de Iracema em Fortaleza; Praia da Baleia em Itapipoca; Praia Principal em Jijoca de Jericoacoara e Flecheiras, no Trairi.

Durante a solenidade que contará com a presença de autoridades e representantes das gestões municipais, serão homenageados com menção honrosa, o Sr. José Iramilson Costa Pereira e a Sra. Ana Carina Ometto, pela relevante contribuição que, respectivamente, deram aos programas Selo Verde e Praia Limpa.

Saiba mais

O Selo Município Verde é um Programa de Certificação Ambiental Pública que “identifica os municípios cearenses que desenvolveram ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados na salvaguarda ambiental, atendendo a critérios de conservação e uso sustentável dos recursos naturais”.

A Certificação Praia Limpa é um “programa de governo que concede um selo de certificação ambiental aos municípios que atenderem aos critérios de gestão ambiental, definidos em conformidade com os princípios da legislação ambiental vigente no País”. Ambas as certificações acontecem de dois em dois anos.

Serviço

Solenidade de Certificação Programa Selo Município Verde e Praia Limpa
Quando: Quarta-feira, dia 21 de novembro de 2018
Hora: 15hs
Onde: Auditório do Iate Plaza Hotel, na Avenida Beira Mar, 4573, bairro Mucuripe, em Fortaleza

 

Ouça

Para o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, é um reconhecimento do Governo do Estado, aos municípios que estão fazendo a diferença na área ambiental.