Grandes nomes na programação da Feira do Conhecimento

21 de novembro de 2018 - 07:49 # #

Emília Augusta Bedê - Coordenadora de Comunicação da Secitece
(85) 9.9994.9140 -

Empresários, gamers, pesquisadores e outros destaques ministram palestras e oficinas gratuitas

A Feira do Conhecimento 2018 contará com uma ampla e diversificada programação. Grandes nomes do universo dos games, das startups, da educação e da sustentabilidade estarão presentes para ministrar palestras e oficinas e contar um pouco da sua vivência aos visitantes do evento. As atividades são gratuitas. Confira alguns destaques:

Vitor Magnani, empresário do IFood
Para destacar a importância da diversidade como propulsora de novos negócios e empresas, Vitor Magnani, responsável pela área de políticas públicas do IFood e presidente da Associação Brasileira Online to Offline, apresentará a palestra “Diversidade como diferencial competitivo”, na quarta-feira (21/11), às 16 horas. Durante a palestra, Vitor falará sobre a sua trajetória profissional e abordará a importância da diversidade dentro da sua empresa: IFood.

Flávia Calé, presidente da ANPG, fala sobre o incêndio no Museu Nacional
“O Incêndio no Museu Nacional e o impacto na pós-graduação” é o tema da palestra de Flávia Calé, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Ela vai apontar a grave crise aberta pelo sinistro com várias pesquisas destruídas pelas chamas, e discutirá o investimento em preservação e manutenção do acervo histórico. Será na quarta-feira (21/11), às 14h.

Luiz Felipe Rego, professor da PUC-Rio
Sustentabilidade já deixou de ser apenas um ideal e passou a ser uma realidade necessária em tempos de aquecimento planetário e destruição dos recursos naturais. O professor Luiz Felipe traz a oficina “Telhado Verde”, na quinta-feira (22/11), às 14h. Ele irá falar desse sistema artificial de construção de coberturas de edifícios e habitações sobre os quais são aplicados diversos materiais para cultivo de vegetação. A ideia é procurar tirar o maior proveito possível de suas vantagens a nível arquitetônico, estético e ambiental.

Daniel Brito de Freitas, astrofísico cearense
Pós-doutor em astrofísica e professor da UFC, Daniel faz palestra sobre o tema “A Vida É Um Acidente Cósmico?”. O professor ficou conhecido como o primeiro cearense a participar de uma pesquisa internacional que descobriu um planeta distante anos-luz do Sistema Solar (exoplaneta). A palestra será quinta-feira (22/11), às 19h.

Youtuber Velberan Games
O público aficionado em games e internet poderá conferir a palestra do youtuber Alessando Velberan, conhecido por seu canal de jogos “Velberan Games”, que já reúne mais de 720 mil seguidores. O youtuber apresenta a palestra “Do Japão ao Brasil: A Trajetória de um Youtuber Gamer”, no sábado (24/11), às 17 horas. Velberan contará sobre a sua experiência como produtor de vídeos e os caminhos para quem quer se tornar um influenciador digital.

Sonia Guimarães, 1ª mulher negra doutora em Física do Brasil e 1ª a lecionar no ITA
“Ciência para Redução das Desigualdades” é o tema da Feira do Conhecimento. Para falar sobre o tema, a palestrante convidada é Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física do Brasil, também a primeira a lecionar no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Defensora da presença das mulheres na área de ensino e pesquisa de Exatas e, especialmente, no ITA, Sonia palestra no sábado (24/11), às 16h.

[+] sobre a Feira – De 21 a 24 de novembro, das 9h às 20h, a Feira do Conhecimento contará com atrações gratuitas em diversas áreas da Ciência e Tecnologia. Robótica, jogos digitais, batalha de drones, casa inteligente, inovações científicas, mostra de tecnologias assistivas, sessões no Planetário Móvel e rodadas de negócios são algumas atividades desta segunda edição. Serão mais de 200 expositores, 35 oficinas e 60 palestras sobre diversas temáticas, de acordo com o público e área de interesse, totalizando 260 horas de programação gratuita.

 

Serviço:

Feira do Conhecimento

De 21 a 24 de novembro
Local: Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste
Programação completa e inscrições: www.feiradoconhecimento.com.br
Entrada franca
Realização: Governo do Ceará/Secitece e Instituto Centec