Mostra de Artes do Porto Iracema apresenta cinco espetáculos de dança

3 de dezembro de 2018 - 10:20 # # # #

Raphaelle Batista - Assessora do Porto Iracema das Artes

Entre os destaques da edição da Mostra de Artes do Porto Iracema está um espetáculo voltado ao público infantil

O mês de dezembro significa para o Porto Iracema das Artes momento de efervescência. A Escola promove a Mostra de Artes do Porto (MOPI), que em 2018 chega à sexta edição com atrações nas mais diversas linguagens artísticas — entre elas, a dança. A linguagem abre a temporada de espetáculos apresentando cinco produções no Teatro B. de Paiva, no Porto Dragão, de 4 a 7 de dezembro.

Com programação completamente gratuita e aberta ao público, os espetáculos deste ano versam, entre outras temáticas, sobre ancestralidade negra e indígena, discutindo também o papel feminino nas narrativas e trazendo recursos tecnológicos à linguagem do corpo. Serão realizadas apresentações dos projetos “Cavalgada Selvagem”, “CorpoCatimbó”, “Intergaláctico” e “Iracema”, este último também em versão infantil. As produções resultam dos percursos formativos do Laboratório de Dança do Porto em 2018.

Cavalgada Selvagem

Abrindo o evento no dia 04 de dezembro, às 19h, o Projeto Cavalgada Selvagem apresentará espetáculo no Teatro B. de Paiva. Criação de Diogo Braga, Natália Coehl e Thales Luz, com orientação dramatúrgica de Marcelo Evelin, o projeto é uma investigação coreográfica onde os corpos são percebidos no estado de desidentificação e libertação do controle de elementos presentes nos moldes sociais normativos. O projeto foi desenvolvido a partir de pesquisa sobre a mitologia da bruxa antiga, em seus voos noturnos e orgias sabáticas, como imaginário para dar forma a corpos e desejos marginalizados.

CorpoCatimbó

No dia 05, também às 19h, o projeto CorpoCatimbó apresenta o espetáculo que reflete sobre o corpo contemporâneo em diálogo com a ancestralidade. Desenvolvido pelos artistas-pesquisadores Viana Júnior, Gerson Moreno e Pai Mesquita de Ogum, de Itapipoca, o projeto investiga como os elementos corporais da Jurema Sagrada, culto brasileiro que trabalha com espiritualidade na incorporação de entidades, como caboclos e pretos velhos, têm potencialidade de fundamentar a criação em dança.

Intergaláctico

Já o projeto Intergaláctico apresentará o espetáculo no dia 06, às 19h. Intergaláctico é uma obra de dança processual criada pelos artistas Maria Epinefrina, H-umano, David Leão e Tiego Campos. Interpretado, dirigido e coreografado pela bailarina Maria Epinefrina, tem orientação dramatúrgica de Armando Menicacci.

A pesquisa artística e acadêmica em dança e multimídia questiona os espaços ocupados pela corporeidade. O corpo intergaláctico é um corpo potente que tem consciência da sua expansão e desdobramento no espaço e no tempo, trazendo esse corpo para nossa contemporaneidade.

Iracema

O Projeto Iracema reflete sobre questões relacionadas à figura da mulher propondo uma pesquisa artística pautada na imagem de Iracema, principal personagem feminina do romancista cearense José de Alencar. A pesquisa também pensa e discute o sentido da presença feminina na composição do processo histórico das comunidades indígenas do Brasil. Ainda, Iracema traz consigo uma simbologia do que seja uma possível “cearensidade”. Na sexta-feira, dia 07 de dezembro, os desdobramentos desse processo de pesquisa serão apresentados em espetáculos infantil e adulto, respectivamente às 17h e 19h.

No primeiro caso, o espetáculo com nome homônimo ao do Projeto não se limita a contar a história da índia, mas tenta “imaginar que outras histórias de Iracema podem ser dançadas”. O projeto, com classificação para todas as idades, foi contemplado pelo I Edital Cultura Infância 2016 da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult). Na mesma vertente, o espetáculo adulto “Tudo passa sobre a terra” segue discutindo questões dos povos originários do Brasil no passado e no presente, sempre na perspectiva da presença feminina nesses recortes temporais.

SERVIÇO

O que: Ancestralidades negra e indígena são tema de espetáculos em dança na MOPI 6

Quando: De 4 a 7 de dezembro, às 19h

Onde: Teatro B. de Paiva, no Porto Dragão (Rua Boris, 90, Praia de Iracema)

Gratuito e aberto ao público