Medalha Ivens Dias Branco: Governo do Ceará homenageia empresário Beto Studart

5 de dezembro de 2018 - 11:29 # # # #

O papel desempenhado em prol do desenvolvimento econômico e social do Ceará será reconhecido mais uma vez pelo Governo do Ceará. Na noite desta quinta-feira (6), o governador Camilo Santana, entrega, no Palácio da Abolição, a segunda edição da Medalha Ivens Dias Branco. O empresário e atual presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Beto Studart, será o homenageado. Criada no dia 5 de agosto de 2016 por meio do decreto nº 32.007, a comenda agraciou, em sua primeira edição, o empresário José Dias Macêdo, fundador do Grupo J. Macêdo.

“O presidente Beto Studart é, sobretudo, um apaixonado pelo estado do Ceará. O trabalho que ele desenvolve ao longo desses anos na Fiec tem sido fundamental para desenvolver a indústria em nosso Estado. Por isso, nada mais justo que ele seja homenageado com a Medalha Ivens Dias Branco”, aponta o governador Camilo Santana.

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Cesar Ribeiro, segue a mesma linha, ressaltando o perfil de liderança do homenageado no setor produtivo e de entusiasta do desenvolvimento econômico do Ceará. “O presidente da Fiec, Beto Studart, sempre manteve as portas da federação abertas às demandas do Estado e, com sua gestão inovadora, vem incentivando a organização de setores industriais no Estado com um trabalho fantástico, que são as Rotas Estratégicas. É uma satisfação para o Governo do Ceará conceder essa homenagem”, disse.

Assim como na última edição, o critério de escolha do homenageado se deu após votação realizada entre os integrantes das câmaras setoriais representantes dos mais diversos setores produtivos cearenses. As câmaras estão instauradas no âmbito da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE).

Conforme o presidente da Adece, Eduardo Neves, o nome do escolhido foi quase unânime entre as reuniões de câmaras setoriais. “É um líder empresarial muito querido e admirado pelos demais representantes do setor produtivo cearense. Beto é um exemplo personificado de sinergia entre a iniciativa privada e o poder público. Essa interação tem feito a diferença nos avanços do nosso Estado. Nada mais justo que o reconhecimento por parte dos dois poderes: o produtivo, responsável por elegê-lo, e o executivo, autor da homenagem”, comenta.

Perfil do homenageado

Atual presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) Jorge Alberto Vieira Studart Gomes, Beto Studart, nascido em Fortaleza, no dia 6 de maio de 1946, caracteriza-se por um estilo ousado e inovador na condução de seus negócios na iniciativa privada. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará, foi responsável pela consolidação da Agripec, empresa que assumiu aos 22 anos de idade, e que, sob sua liderança, converteu-se de uma pequena fábrica de defensivos agrícolas na maior indústria do setor no Brasil. Encerrando sua atuação na indústria química, Studart voltou seus interesses para outros setores da economia e criou a marca BSPAR.

Com a Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento, o empresário tem apoiado dezenas de entidades responsáveis por projetos sociais, beneficiando um público superior a 20 mil pessoas. Aberto ao diálogo, agregador e especialmente atento a reconhecer os talentos que o cercam, Beto Studart é adepto do modelo baseado na excelência, sem se descuidar do capital humano.

À frente da Fiec, os resultados desse conceito de gestão são reconhecidos e honram todos os sindicatos filiados, indústrias associadas, industriais e empresários que atuam no nosso estado. Tudo isso, sem descuidar de sua veia associativista, com intensa participação em diversas entidades classistas. A elas, Beto Studart ofertou importantes características de sua personalidade: abertura ao diálogo, capacidade agregadora e, principalmente, senso de coletividade.