Saúde é desejo de Natal para familiares e crianças em tratamento

5 de dezembro de 2018 - 17:16 # # # # #

Diana Vasconcelos Assessoria de Comunicação do Hias

A recuperação da saúde pode ser desejado como um presente de natal. No Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, essa é uma realidade para profissionais e familiares que lidam diariamente com crianças e adolescentes em tratamento. Na terça-feira, 4, a jovem Dariane Oliveira de Sousa foi presenteada com a alta da filha, Alicia. “Cheguei aqui sem esperanças. Estamos aqui há seis meses e agora vamos para casa, será meu melhor Natal”, comemora.

A pequena Alícia, que tem pouco mais de um ano, chegou ao Hias em junho, transferida de um outro hospital com um quadro grave de pneumonia. Passou pela reanimação e logo foi transferida para UTI, onde sofreu parada cardíaca e convulsão, mas também onde teve o diagnóstico de bronquiolite descoberto, uma infecção comum em crianças que gera acúmulo de líquidos nos pulmões.

Mesmo com o diagnóstico e início do tratamento, as consequências da parada cardíaca e convulsão causavam ansiedade na mãe. Alicia precisou do auxílio de respiração mecânica e naquele momento todos acreditavam que a pequena paciente iria para casa com o auxílio do aparelho. “Mas aqui as cosias acontecem, eu não sei explicar. De repente, com a traqueostomia, ela começou a melhorar e melhorar. Até que a ventilação mecânica não era mais necessária”, fala a mãe, emocionada.

Alícia e Dariane foram para casa. A pequena paciente do Hias ainda terá acompanhamento por meio do Programa de Assistência Domiciliar (PAD), pois a criança precisa reaprender a deglutir e necessita de atenção quanto ao uso do tubo de oxigênio para auxiliar a respiração. “Mas a equipe médica está otimista. Ela já está andando e se comunicando. O oxigênio, me explicaram que é mais para prevenir e logo, logo, ela estará comendo sozinha”, explica a mãe.

“É sempre uma satisfação ver uma criança tão bem após o tratamento aqui. E, graças ao comprometimento da nossa equipe, isso acontece com frequência. Mãe e filha vão passar o Natal em casa, juntas, e é isso que desejamos para todos s famílias que procuram o Albert Sabin”, ressalta a pediatra e diretora-geral do Hias, Patrícia Jereissati.