Governo do Ceará recebe Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2018

12 de dezembro de 2018 - 15:23 # # # #

André Victor Rodrigues - Repórter
ASCOM/Governo do Ceará - Fotos

O Governo do Ceará recebeu nesta quarta-feira (12), em Brasília, o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2018 na categoria governamental. Concedido pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, a condecoração se dá pelo reconhecimento ao planejamento do Estado, que garante clareza e eficiência na gestão administrativa, patrimonial e financeira dos recursos públicos. Em cerimônia, o governador Camilo Santana recebeu o diploma de menção honrosa do presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia.

“Receber esse prêmio, que é referência há 15 anos, mostra que estamos no caminho certo e coloca nosso Estado como referência em transparência e gestão pública. Fico muito honrado pela homenagem que recebemos hoje na Câmara dos Deputados. Aproveito para agradecer aos parlamentares cearenses pelo apoio e pela parceria com o Governo do Estado”, afirmou Camilo.

O prêmio Transparência e Fiscalização Pública é dividido nas categorias Governo e Sociedade Civil. Na categoria governamental, são indicados entes da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Em 2018, os líderes e presidentes de comissão permanentes na Câmara dos Deputados indicaram os candidatos ao Prêmio.

“O prêmio Transparência e Fiscalização Pública atribuído pela Câmara Federal ao Governo do Estado do Ceará é um reconhecimento, que ao mesmo tempo em que nos enche de orgulho e dá convicção do correto direcionamento de nosso trabalho, também reforça nossa vontade e responsabilidade de oferecer sempre os melhores mecanismos de transparência e de incentivo ao controle social”, destacou o secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Flávio Jucá, também presente na cerimônia.

O Estado do Ceará recebeu o reconhecimento da Casa Legislativa devido às estratégias e ferramentas desenvolvidas para prestar contas à sociedade, de forma a garantir livre acesso às informações públicas, por meio do Portal Transparência. A indicação do Governo do Ceará para o prêmio foi feita pelo deputado federal cearense André Figueiredo.

Para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a gestão administrativa do Estado é uma referência importante e que deve ser reconhecida por todos os outros estados. “Estamos homenageando em nome da nossa bancada o Estado do Ceará, que nós sabemos que é um exemplo de transparência para todo o País”, disse.

Histórico de transparência

Antes da premiação, o Governo do Ceará já havia alcançado 1º lugar no índice de transparência das contas públicas em 2016, realizado pelo Ministério Público Federal. Além disso, o Estado recebeu, por duas vezes nos últimos quatro anos, nota 10 em transparência pública na Escala Brasil Transparente, promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU).

 

Ouça

O secretário-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá, atribui ao trabalho contínuo do Governo do Ceará para garantir acesso da população às informações de interesse público.

Flávio Jucá destacou ainda que os mecanismos de acesso à informação estão sendo sempre aperfeiçoados, o que torna o Ceará referência em transparência pública.