Sejus realiza chamamento público para instalação de empresas em unidades prisionais

18 de dezembro de 2018 - 11:55 # # # # # #

Uma das maneiras mais eficazes de humanização do sistema prisional é a geração de emprego. Pensando nisso, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) abre mais uma porta de oportunidades dentro das unidades: o lançamento de editais para chamamento público de empresas que queiram dar oportunidades de trabalho para internos e internas do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes e da Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim.

Entre os dias 18 de dezembro de 2018 e 16 de janeiro de 2019, empresas que tenham interesse na utilização de mão de obra carcerária e na utilização do espaço público na unidade para instalarem suas produções, devem encaminhar propostas para a Sejus (em envelope lacrado, com documentação solicitada em edital, na Rua Tenente Benévolo, 1055, no setor de Protocolo, nos horário de 9h às 12h e de 13h às 15h).

O direito de cessão das unidades está vinculado ao projeto apresentado, que, entre outros quesitos, tenha potencial educativo, profissionalizante e ressocializador. Serão selecionadas três empresas para o IPF, uma empresa para a UP Irmã Imelda e quatro para a UP Sobreira Amorim.

Para Socorro França, o trabalho dentro das unidades define o futuro dos que estão privados de liberdade. “Custodiar essas pessoas também diz respeito às oportunidades que damos a elas para que melhorem, aprendam, saiam reformados e dispostos a uma nova vida”, diz a secretária.

A secretária destaca que é a primeira vez que a Sejus abre um chamamento público para trazer as empresas para o sistema prisional. “O governador Camilo Santana vem construindo uma importante política de incentivo à industrialização dos presídios. Nesta gestão, ele concedeu benefícios fiscais a empresas que empregassem presos e egressos do sistema prisional e instituiu um fundo rotativo para que as direções tenham mais autonomia na gestão das empresas. Essas medidas deram condições para que nós começássemos esse trabalho mais forte com as empresas”, pontua.

Os detalhes sobre os editais das três unidades estão disponíveis no site da Sejus, na aba ‘Chamamento para empresas’.