Programa de Internos do Hospital César Cals recebe nova turma de estudantes de medicina

3 de janeiro de 2019 - 09:24 # # # #

,span> Wescley Jorge - Assessoria de Comunicação do HGCC

Com uma tradição de 90 anos, o Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, realizou a solenidade de recepção dos novos internos de medicina, nesta quarta-feira, 2, no Auditório II do Centro de Estudos do HGCC, dando início às atividades do programa de formação em 2019.

A unidade conta com programa de internato há 52 anos e recebe duas turmas por ano. No primeiro semestre, 25 estudantes iniciam o programa de internato que está dividido em Clínica Médica, Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia. A recepção reforça o compromisso institucional como hospital de ensino, contribuindo para a formação profissional de novos médicos.

Neste ano, o Hospital César Cals recebe estudantes da Universidade Federal do Ceará (Campi Fortaleza, Sobral e Cariri), do Centro Universitário Christus e da Faculdade de Medicina de Juazeiro. Pela tradição e reconhecimento da formação do HGCC, participam também do internato estudantes de fora do Ceará, como da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O programa de internato no HGCC teve início no ano de 1967 com a formação em Obstetrícia. A especialidade é uma das mais requisitadas, considerando que a maternidade do HGCC é referência no Ceará. Em 2018 o hospital iniciou a comemoração dos 90 anos de prestação de serviços à saúde da população cearense, com o evento Saúde na Praça, realizado na Praça da Lagoinha, no Centro de Fortaleza.

Orientação profissional

A solenidade contou com a presença da direção do hospital e de chefes e coordenadores dos setores do HGCC. Na ocasião cada setor apresentou as funções pertinentes e os representantes abordaram brevemente sobre a rotina hospitalar. Os estudantes também receberam orientações de conduta profissional e ética.

Emanuella Passos, do Centro Universitário Christus, diz que escolheu o HGCC para realizar o internato por ser um hospital de referência e destaque em clínica médica. “Esse critério era importante pra eu saber se ia ser bem preparada,” disse. Para ela, os primeiros dias são desafiadores, mas pretende se adaptar e se desenvolver academicamente.

A infecção hospitalar foi o tema principal tratado na conversa com os internos. O médico Eduilton Girão, coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), destacou os cuidados com a higienização para evitar e prevenir infecções. Na oportunidade, foram destacadas também a segurança e o cuidado com o paciente, por meio do atendimento humanizado. “O paciente é uma pessoa, o amor de alguém, temos que priorizar a atenção, o respeito e cuidar como se fosse alguém nosso”, disse a coordenadora do Centro de Estudos, Thais Gomes Falcão.