Eliana Estrela assume gestão da Secretaria da Educação

4 de janeiro de 2019 - 10:58 # # # #

Assessoria de Comunicação da Seduc
Queiroz Neto - Fotos


A professora Eliana Nunes Estrela assumiu, nesta quinta-feira (3), a gestão da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc). A transmissão do cargo foi realizada na sede da instituição, com as presenças da vice-governadora Izolda Cela, do ex-secretário Rogers Mendes, de membros do Legislativo estadual e federal e de autoridades ligadas à área da Educação.

Para a nova secretária, é necessário dar continuidade à luta por avanços na educação pública cearense. “Sabemos que estamos indo bem, mas ainda temos um longo desafio pela frente. É nessa vertente que coloco a minha experiência educacional de 12 anos frente às Regionais de Crato e de Juazeiro, edificada com compromisso, consciência e envolvimento, aperfeiçoando constantemente o espírito de escuta e de providência”, defende.

Considerando o processo educacional como sendo a chave para a construção de uma sociedade mais justa, Eliana avalia que é necessário fortalecer o protagonismo estudantil, envolvendo cada vez mais os jovens na gestão escolar. “Afinal, é por eles e para eles que nossas atividades são pautadas. A eles, o meu reconhecimento e a minha disposição em estar sempre aberta ao diálogo”, aponta.

A vice-governadora Izolda Cela, que esteve à frente da Seduc no período de 2007 a 2014, assegura que a Educação é prioridade no governo. “A Eliana mostra na sua trajetória liderança, compromisso, disposição para agir, sentido de missão e conhecimento da realidade das escolas. É uma experiência muito importante, que representa um esteio, uma segurança para enfrentar os desafios que se apresentarem”, pondera.

O ex-secretário Rogers Mendes enaltece o trabalho desenvolvido pelo “time” da Seduc, valorizando o empenho de cada colaborador em prol de avanços no ensino. “É uma satisfação muito grande ter servido à Seduc como secretário. A Eliana com certeza encontrará pessoas empenhadas, que defendem a criação de políticas públicas progressistas, em favor da igualdade de direitos e de mais oportunidades para nossos jovens”, observa.

Histórico

Natural do município de Crato, Eliana Nunes Estrela é formada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (Urca), especialista em Educação pela mesma instituição, e em Gestão Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF – Minas Gerais). Também é mestre em Gestão e Avaliação Pública pelo Caed.

Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora na rede pública estadual de ensino. Assumiu a frente da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 18, no período de 2007 a 2012. De fevereiro de 2013 a agosto de 2014, coordenou a Crede 19. É funcionária de carreira da UFCA, desde 2014. Reassumiu a função de coordenadora da Crede 19, em março de 2015, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de 2018.