Semace notifica meios de hospedagem operando sem licença em Jericoacoara

9 de janeiro de 2019 - 17:24 # # #

Assessoria de Comunicação da Semace - (85) 3101.5554

Uma equipe de fiscais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) notificou três meios de hospedagem da vila de Jericoacoara, sendo um hotel e duas pousadas, que funcionavam sem licença de operação para a atividade “potencialmente poluidora”. As advertências são resultado da operação conjunta de fiscalização do Réveillon, encerrada na segunda-feira (7).

Os estabelecimentos ficam obrigados a se regularizar junto à autarquia, dentro do prazo estabelecido por lei e sob pena de multa e embargo. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Batalhão de Polícia Ambiental do Estado do Ceará (BPMA) também participaram.

Os resultados da operação foram divulgados nesta quarta-feira (9). Os fiscais impediram o trânsito de veículos sobre as dunas móveis, no interior da Unidade de Conservação do Parque Nacional de Jericoacoara. Motoristas e motociclistas também foram proibidos de circular por trilhas clandestinas e áreas interditadas para veículos.

“A presença institucional de órgãos de proteção ambiental no local garantiu ações mais rápidas e evitou danos ambientais como o despejo de efluentes e resíduos sólidos de forma irregular”, afirma o relatório divulgado pela Semace. “Através dessa ação, a Semace reafirma o compromisso com a fiscalização, priorizando a proteção das unidades de conservação”, completa.

ICMBio

O ICMBio aplicou oito notificações por descumprimento à legislação ambiental e emitiu 16 autos de infração. O órgão federal recebeu ofício da Semace, solicitando um plano de regulamentação da atividade de turismo equestre na vila e na área do Parque Nacional de Jericoacoara. O objetivo dos dois órgãos é garantir a conservação ambiental das áreas e o bem-estar dos animais.